Test-drive | SUV Hyundai Tucson

Test-drive | SUV Hyundai Tucson

O mercado dos SUV’s continua em clara expansão. Mas este Hyundai Tucson não é “só mais um”. Se noutros test-drives, que fizemos ao longo deste ano, temos salientado quase sempre conforto e espaço, aqui não há como fechar os olhos à tecnologia coreana, ao serviço da segurança – que, bem vistas as coisas, se traduz também em conforto. Isso, aliado a um design apetecível ao olhar, sem cair no desequilíbrio e na desproporção. Não há-de ser por acaso que Hyundai (“hyeondae“) significa “moderno”. É todo o coreano que precisamos de saber, para já.

O recurso à tecnologia de ponta no sector automóvel, por norma, tem uma de duas finalidades: o mero show-off ou a máxima segurança. O Hyundai Tucson segue, claramente, pela segunda via. Por falar nisso, se, por acaso, o deixarem mudar de via, ele faz questão de accionar o sistema de manutenção à faixa de rodagem, com um alerta sonoro e visual, e corrige a direcção de imediato. Em caso de aproximação potencialmente perigosa de outros veículos ou peões, o sistema de travagem automática de emergência é notificado por uma série de radares e câmaras. E não se fica por aqui. Ângulo morto, o pesadelo de todos os condutores, right? Pois bem, os espelhos exteriores emitem sinais luminosos quando a nossa visão é traída pelas leis da física.

Até aqui, falámos de segurança de um ponto de vista essencial. Mas, como referimos acima, o conforto também sai a ganhar neste Tucson. Aqui a Rua do Alecrim, no auge do seu trânsito, foi o ensaio ideal para pôr à prova o HAC (Hill-start Assist Control), que segura o carro durante instantes, evitando que descaia. Claro que os puristas do ponto de embraiagem não vão dar o braço a torcer, mas que dá um jeitão dá. Depois, foi só inverter a marcha e descê-la até ao Cais do Sodré com o DBC (Downhill Brake Control), que aplica a quantidade ideal de travagem para garantir uma descida tranquila, mesmo com o piso escorregadio. Claro que se tira ainda maior proveito de tudo isto com a caixa de 7 velocidades em modo automático – modo manual também disponível, mas cada um sabe de si… Dentro da cidade, cumpriu com nota alta. Na estrada, dá para esticar à vontade, que tem uma resposta extremamente positiva, mantendo a estabilidade, uma postura robusta e, lá voltamos nós, a segurança. Dá gosto conduzir quando assim é. A grelha dianteira, imagem de marca da Hyundai, reforça o look desportivo, que tem a dose certa para um carro que se quer elegante.

Leiam todos os test-drive do Bons Rapazes aqui.