Aston Martin DB5 que foi de Paul McCartney vai a leilão

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

Carros clássicos, por si só, já são suficientemente apetecíveis. Qualquer Aston Martin com umas décadas que fosse a leilão mereceria o nosso destaque aqui no BR. Mas quando, ao luxo automotivo britânico, juntamos o luxo musical britânico, a parada sobe consideravelmente. Mais precisamente até aos 1,700,000€.

Aqui temos um dos Aston Martin que passou pelas mãos de Sir Paul McCartney. Na verdade, o primeiro de todos eles. O DB5, chassis 1635/R foi adquirido pelo integrante dos Beatles no verão de 1964, antes da tour mundial da banda. Esteve na sua posse até 1970, altura em que foi vendido à Truebell Stationers, em Londres, com cerca de 65 mil quilómetros feitos. Não só estamos a falar de um Aston Martin, ou de um Auston Martin que pertenceu a Paul McCartney, como também de um Aston Martin que pertenceu, posteriormente, a Chris Evans, antigo apresentador do Top Gear. Em 2002, o DB5 foi parcialmente restaurado e vendido a um coleccionador britânico, que ficou com ele por 10 anos. Em 2012, após leilão, o novo dono decidiu-se por um restauro mais a fundo, para recuperar o aspecto com que saiu da fábrica.

Removeu-se tudo quanto possível: motor, caixa de velocidades, suspensões dianteira e traseira, cablagens, portas, cap e vidros. Todas estas peças foram analisadas minuciosamente por especialistas da marca (em conjunto com a Alan Smith Motors, a Shapecraft Motor Bodies e a Kent Auto Developments), e substituídas sempre que se justificou. O motor teve direito a um upgrade dos 4,0 litros para os 4,2, que lhe valeu uma passagem dos 282 para os 315 cavalos de potência. Cá fora, a pintura foi em “Silver Birch”, a mesma cor do famoso DB5 de James Bond. Lá dentro, tudo revestido a couro Mulberry. Foram 4 anos de restauro até ficar finalmente pronto. Agora, que está como novo, vai a leilão no próximo dia 2 de Dezembro, na Bonhams. Inclui cópia do formulário de garantia, documento de registo V5C, facturas do restauro, certificado BMIHT e livro com a historia do carro e respectivos proprietários.