60 anos depois, o Lister Knobbly pode ser levado para a estrada

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 20 seg

A Lister Motor Company lançava-se na produção de automóveis de competição, com o famoso Lister Knobbly, assim chamado devido ao seu formato pouco convencional. A fabricante britânica existe há mais de 60 anos, embora os seus carros nunca tenham recebido carta branca para serem conduzidos em estrada. Mas isso está prestes a mudar. A Lister Motor Company acaba de anunciar o lançamento de uma edição especial do Knobbly de 1958, pronto (devidamente autorizado) para ser levado para a estrada.

A acção, intitulada de “The Lister Knobbly Continuation” prevê a produção exclusiva de 10 unidades com uma carroçaria em alumínio e formas trabalhadas à mão, durante mais de 500 horas. O motor é um Jaguar 3.8L de 6 cilindros (novos componentes, mas bloco original) e a transmissão é de 4 velocidades. Vai dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 290 km/h. Para esta edição especial, foram feitos alguns upgrades ao automóvel, incluindo uma coluna de direcção dobrável, um painel de instrumentos em pele e, muitíssimo importante, espelhos retrovisores e luzes de direcção (sem estes, podem muito bem esquecer a história da legalização para estrada).

Pela primeira vez, um Lister poderá ser conduzido numa auto-estrada pública. De notar que o Knobbly foi conduzido por alguns dos mais notáveis automobilistas dos anos 50, como Archie Scott Brown, Stirling Moss, Ivor Beub, Bruce Halford e Innes Ireland.

Mais info aqui.