Inverno | 4 maneiras simples de usar um cachecol

cachecois

Rapazes, perdoem-nos a expressão, mas deixemo-nos de tretas. Quem diz que o cachecol é coisa para senhoras, claramente, não sabe o que está a dizer. E estamos aqui para provar isso mesmo.

A palavra Cachecol tem origem no francês, resultando da junção de “cacher” (esconder/ocultar) com “col“(colarinho/pescoço), ou seja, esconder o pescoço. Mas o acessório em si não tem nenhuma ligação com os franceses (bom, excepto a sua popularização nos tempos mais modernos). E, curiosamente, quando surgiu, também não tinha nenhuma ligação com o frio, muito pelo contrário. É que, há mais de 2000 anos, nos dias mais quentes, os romanos já usavam o “focale”, um pano molhado usado para refrescar o pescoço e a cara. Mas como os tempos mudam – e, com eles, as utilidades -, hoje em dia, consideramos o cachecol um acessório de inverno.

Sem dúvida que a protecção contra o frio é um ponto forte deste acessório. Mas, há que dizê-lo, quando usado de forma inteligente, o cachecol é também um verdadeiro statement. Há dezenas e dezenas de formas de o usar, mas optámos por vos trazer estas 4, especialmente por serem muito fáceis de pôr em prática.

“The Drape”

Vamos começar pelo cúmulo da simplicidade. Já sabem que, por aqui, somos fãs dela. O método “Drape” não tem nada que saber: é basicamente pôr o cachecol à volta do pescoço, preferencialmente, de forma simétrica. É talvez o principal caso em que o objectivo não é tanto aquecer, mas, por exemplo, introduzir alguma cor. Por essa razão, resulta melhor quando usado com casacos oversized (sem padrões), para dar um certo preenchimento. Para um look casual, usem-no fora do casaco. Para um look formal, no interior do casaco (abotoado ou não).

the-drape

“The Wraparound”

Uma vez mais, nada de muito científico, embora exija uns movimentos a mais que o “Drape”. O “Wraparound”, como o próprio nome indica, é, de uma forma quase aleatória (para parecer espontâneo e descontraído), embrulhar o cachecol no pescoço. O número de voltas que se dá vai depender do gosto de cada um e, claro, do tamanho do próprio cachecol. Como cria um efeito de gola, este método é bem mais apropriado para os dias frios. Aliás, o ideal é usá-lo com várias camadas de roupa, para ficar proporcional, já que vai criar bastante volume.

wraparound-6

“The Semi Wraparound”

O nome diz tudo. E as imagens também. O “Semi Wraparound” tem um efeito ainda mais casual que o seu antecessor. Façam como se estivessem a preparar um “Wraparound” e deixem o trabalho a meio, ou seja, um dos lados do cachecol fica caído para a frente.

half-2

“The Parisian Knot

Ok, o mais complicado ficou para o fim. Ou melhor, o menos fácil. Seja num look com sweater chinos ou com o vosso fato mais dapper, o “Parisian Knot” acrescenta sempre um toque clean, sendo ideal para um jantar importante ou para o dia-a-dia de quem tem empregos mais exigentes com o dresscode. Basta dobrarem o cachecol juntando as duas extremidades. Depois, ponham-no ao pescoço. Reparem que num dos lados foi criada uma pequena abertura pela dobra. É por aí que vão fazer passar o outro lado e selar o nó. Se tiverem dúvidas, vejam como fazê-lo aqui.

parisian-knot-7