BMW M4 GTS – o carro mais rápido da marca em teste

Levem-me. Raptem-me. Metam-me de castigo no Autódromo a testar carros eternamente. Faço vaquinha para comprar aquele hotel desactivado lá ao lado e mudo-me de malas e bagagens. Que delícia… Fico a ressacar dias seguidos!

Fui testar não um mas dois BMW que, apesar de muito parecidos, há claramente uma evolução a todos os níveis de um para o outro. O M4 GTS é o mais recente membro da família M e é a evolução do M4. Para além da estética exterior, as diferenças – que facilmente se vêem nas fotos – incidem sobretudo no spoiler traseiro e dianteiro, cada um deles com três posições facilmente mexidas com pequenos parafusos – também debaixo do capot existem uns apetrechos que permitem a esta valente máquina largar os seus 500cv pela pista. Ou 493 para os preciosistas. São apenas mais cerca de 70cv do que o M4, mas acreditem que se nota muito bem em toda a performance do carro – claro que os spoilers e a personalização da suspensão ajudam, mas é essencial para domar o bicho. Sim, porque um carro que chega aos 305 km/h não se pode chamar outra coisa senão bicho.

O M4 GTS chega pelo preço de cerca de €170.000 para quem quer ter um carro para o dia a dia,mas, em track days, o quer levar para pista, “apertar” com ele sem que se queixe e com um desempenho muito mais próximo de um carro de competição. Os 70 cv de diferença entre os dois modelos chegam pelo sistema de arrefecimento que a BMW desenvolveu. Pode parecer estranho, mas existe um depósito de água que deve ser abastecido com a regularidade necessária para que o motor tenha um reforço no arrefecimento, isto é o que lhe vai permitir chegar aos quase 500cv, sem espinhas.

Não se assuste quem estiver a pensar comprar o modelo, porque, se a água terminar, o carro continua a andar e só perde cerca de 50cv, o que ainda vos deixa 450 para brincar. Vá…

Vamos agora ao interior. Apenas com dois lugares, na parte de trás do habitáculo está uma roll bar laranja para termos a certeza que entrámos num animal de pista enjaulado. A forra das portas é em carbono, com uma fita em vez do clássico puxador, os cintos são do tipo desportivo, a sair da baquet e agarrar-nos bem à fera, e em tudo o resto está o conforto de um BMW, com o computador de bordo bastante completo, navigation etc e tal. Acho que da próxima encomendo uma pizza para o autódromo pelo concierge.

E as voltas com o Félix da Costa no M4 Competition Pack? Upa, upa.

M4-GTS-36M4-GTS-34M4-GTS-32 M4-GTS-31 M4-GTS-28 M4-GTS-21 M4-GTS-18 M4-GTS-17 M4-GTS-16 M4-GTS-15 M4-GTS-13 M4-GTS-12 M4-GTS-11 M4-GTS-2