Adler Trumpf Rennlimousine: Anda connosco ver o avião

1938-Adler-Trumpf-Rennlimousine-1

Para nós, rapazes, a palavra avião pode significar três coisas. A primeira (e talvez a que menos utilizamos) significa avião. A segunda refere-se à melhor obra-prima de Deus: a mulher. Last but not least, avião é todo aquele carro que dá asas à nossa imaginação. Como este Adler Trumpf Rennlimousine de 1938. Voem connosco.

Foi o primeiro sedan de corrida a entrar no “Circuito de la Sarthe” (Le Mans, França) com uma carroçaria totalmente coberta. Estas belas curvas – de deixar um tipo tonto – foram desenhadas por Paul Jaray, engenheiro mecânico austríaco, que foi influenciado pelo design das aeronaves fabricadas na Alemanha na década de 30.

Parece que foi construído para rasgar as nuvens, mas era nas pistas que brilhava. Sim, porque a beleza não é tudo. Nós que o digamos: o interior também conta, e muito. Neste caso, a beleza foi apenas um bónus, já que o aspecto aerodinâmico do Adler Trumpf Rennlimousine foi criado para o tornar eficaz nas corridas. Está equipado com um motor em linha de quatro cilindros e 56 cavalos de potência. É um número que nos dias de hoje não assusta ninguém, é certo. Mas, há 80 anos, meus amigos, eles que se cuidassem! A relação potência/peso era simplesmente brutal.

Infelizmente, com a II Guerra Mundial, o design automóvel mudou drasticamente e o legado da Adler teve os dias contados. Este foi dos poucos que sobreviveu para contar a história.

 

1938-Adler-Trumpf-Rennlimousine-2

1938-Adler-Trumpf-Rennlimousine-4

1938-Adler-Trumpf-Rennlimousine-13

1938-Adler-Trumpf-Rennlimousine-6

1938-Adler-Trumpf-Rennlimousine-11