No que toca a escapes de fim-de-semana, o desafio é sempre encontrar um que não seja nem demasiado desleixado, nem demasiado pomposo. Seja como for, mission accomplished! Aqui têm o melhor de dois mundos: um refúgio com a pacatez do rústico e com o conforto do contemporâneo. Fica em Manigod, uma pequena estância de ski perto da famosa região de La Clusaz, nos Alpes franceses.
Acreditam se vos dissermos que este chalet foi construído em 1833? Se não parece é porque a arquitecta de interiores Sylvie Blanchet fez um trabalho de remodelação fenomenal. Para preservar as paredes de origem, teve de contar com a experiência de artesãos da região, que a ajudaram a acrescentar um andar e meio à estrutura inicial. Cada um dos três andares tem cerca de 80 m2. Do chão ao tecto, toda ela foi revestida com uma madeira envelhecida que, uma vez cortada e colocada, recebeu um tratamento para ficar mais brilhante. Agora reparem no pormenor da lareira embutida na parede em pedra de Bourgogne.
Lá dentro, desfrutem das inúmeras janelas (especialmente durante o merecido banho de imersão), que oferecem uma vista de 180º das montanhas. Quando forem lá para fora, o melhor é levarem esta moto de neve convosco.
Fotos: Vicent Thibert