Objectos dos maiores crimes de Londres em exposição aberta ao público

Bons Rapazes New Scotland Yard

Quando alguém fala sobre as forças policiais mais populares do mundo, é provável que a lista inclua a Scotland Yard. Não se trata da polícia escocesa mas sim de Londrina que terá recebido este nome porque a sede original ficava na rua Great Scotland Yard, ficando famosa por aparecer nas aventuras do detective Sherlock Holmes. É neste edifício da Polícia Metropolitana de Londres que fica o Museu de objectos criminais mais antigo e respeitado do mundo.

Nas suas galerias podiam ser vistas cordas utilizadas para fazer justiça há duzentos anos, armas secretas escondidas em guarda-chuvas e sapatos, uma ampla coleção de pistas vinculadas ao mais famoso assassino em série de todos os tempos, Jack, o Estripador e até uma carta doada à família recentemente por um inspector que tomou conta do caso e que conta que a identidade do estripador foi descoberta, indicando o judeu polaco Aaron Kosminski como o responsável pelo assassinato das cinco prostitutas de Whitechapel em 1888.

Com a sua última mudança para o endereço actual da Nova Scotland Yard, o museu ficou dividido em duas partes, uma que espelha a versão original e que abriga o material do século XIX, e outra que inclui o que foi recolhido posteriormente e que está dividida em: assassinatos famosos, envenenadores famosos, crimes de polícias, realeza, roubos a bancos, espionagem, assédio, sequestros e reféns.

O museu não está aberto ao público, mas agora, pela primeira vez, os seus conteúdos vão poder ser vistos por todos na exposição do Museu de Londres ‘The Crime Museum Uncovered’. Aqui ficam 6 dos objectos que podem ser vistos de perto:

1. Gerador eléctrico pertencente ao gang Richardson, 1960

Bons Rapazes Museu do Crime 1

Os Richardsons arqui-rivais dos gémeos Kray não usaram este gerador de manivela para manter as luzes acesas. Preferiram anexar os seus fios a mamilos e órgãos genitais dos seus inimigos para extrair informações e intimidar pretensos transgressores. Se necessário, testavam em vítimas dentro de água para aumentar os efeitos.

2. Portátil recuperado do Aeroporto de Glasgow, ataque terrorista de 2007

Bons Rapazes Museu do Crime 2

Este portátil estava no carro que quebrou as portas de vidro do Aeroporto de Glasgow em 2007, antes de estourar em chamas. Apesar dos danos, os especialistas foram capazes de recuperar 96% dos seus dados, fornecendo pistas cruciais na investigação.

3. A máscara de morte de Franz Muller, 1864

Bons Rapazes Museu do Crime 3

Máscara mortuária de Frederick Deeming, um dos suspeitos do caso ‘Jack, o Estripador’. Foi enforcado na prisão de Newgate em frente a 50.000 espectadores, a 14 novembro de 1864.

4. Réplica do Diamante Millennium Star, 2000

Bons Rapazes Museu do Crime 4

Réplica do diamante Millennium Star utilizada na Operação Magician, que impediu o roubo milionário dos diamantes em exposição no Millennium Dome, em 2000

5. Pasta de Ronnie e Reggie Kray, 1968

Bons Rapazes Museu do Crime 5

Equipada com uma seringa de mola, esta pasta pertencia aos gémeos Kray, líderes de um dos principais gangs das décadas de 1950 e 60, e tinha como alvo uma testemunha num tribunal. Felizmente para a vítima, nunca foi usada.

6. Garrafa de champagne Veuve Clicquot, 1963

Bons Rapazes Museu do Crime 6

Após assaltarem o comboio-correio Royal Mail, e terem levado 2.6 milhões de libras, a 8 de agosto de 1963, Ronnie Biggs e o seu gang seguiram para um abrigo em Leatherslade Farm. Quando a polícia localizou o esconderijo, recuperou vários pertences incluindo esta garrafa de champanhe.

A exposição vai estar aberta ao público até 10 de Abril de 2016

Bilhetes aqui

 

Fonte | GQ uk