Seguimos viagem para o segundo destino deste Verão. Depois do Gerês para umas férias de aventura (para ler ou reler aqui), a rubrica ‘3 semanas, 3 destinos’ desce a sul para fazer praia.
E é ao Algarve que vamos buscar o bronze e as praias a perder de vista. A região mais a sul de Portugal, na ponta mais a sudoeste do continente europeu é um dos destinos mais procurados para sol e praia na Europa e é perfeita para uma escapadela de Lisboa a qualquer altura do ano.
Se há lugares brutais a descobrir n’#oPortugalincrivel, algumas praias do Algarve também conseguem estar no top. Ao Agosto, rapazes!
1. Onde ficar?
The Lake Spa Resort
É um dos resorts mais luxuosos da região desde que abriu em 2005. Fica em Vilamoura, com um design de inspiração oriental e mediterrânica. Há um restaurante flutuante, um spa e três piscinas.
Mais info aqui
Vila Monte Farm House
Uma verdadeira referência daquilo no que a Farm Houses diz respeito, este espaço fica em Olhão e tem uma simplicidade intemporal, um ambiente local, rústico e um espírito boho-chic onde se reinterpreta o ambiente Algarvio, com a integração dos elementos que o caracterizam.
Mais info aqui
2. O que levar?
4 indispensáveis no vosso kit de praia
1) Calções de banho
2) Capulana – troquem a toalha de praia por uma capulana, é mais leve e não há só padrões para mulher.
3) Óculos de sol
4) Alpercatas
3. Top 8 praias a conhecer
1 – Praia de Odeceixe – Aljezur
Tem uma grande extensão de areal que permite longas caminhadas ou preparem-se para a Corrida do Tejo, especialmente na maré baixa. O rio Odeceixe desagua no lado direito da praia, marcando a fronteira entre a região do Alentejo e do Algarve. Podem escolher entre a praia do lado do oceano, com um mar mais agitado ou a praia do lado do rio, muito mais calma, ideal para levar a famílias. Para apreciar a paisagem à volta da praia, subam até ao topo das falésias pelas escadas de pedra localizadas no local.
2 – Praia da Bordeira – Carrapateira, Aljezur
Pouco frequentada, a praia da Bordeira convida a passar umas férias relaxantes longe das agitadas zonas turísticas. Fica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, com um areal de 3 km. O melhor acesso à praia está localizado a sul da praia. Ao lado do parque de estacionamento vão encontrar uma passadeira de madeira que permite atravessar um pequeno riacho encostado à praia.
3 – Praia do Tonel – Vila do Bispo
Ao lado da fortaleza de Sagres, a praia de Tonel é protegida dos ventos fortes que se fazem sentir nesta área pelas falésias que a rodeiam. É uma praia com boas condições para a prática do mergulho, do surf e para admirar o Cabo de São Vicente. Na praia há um restaurante. Para acederem à praia de Tonel deverão ir pelas escadas situadas na falésia.
4 – Praia da Marinha – Lagoa
Tem uma grande beleza natural e é considerada uma das melhores praias de Portugal. Também está no top 100 das mais belas praias do mundo. Antes de ir para a praia apreciem a beleza das rochas e dos túneis naturais, maravilhem-se com a vista no topo da falésia.
5 – Praia da ilha da Armona – Olhão
Como o seu nome indica, a praia está localizada na ilha da Armona. Para chegar lá, deverão apanhar o barco que sai de Faro, Olhão ou Fuseta. Uma vez na ilha, têm que atravessar os labirintos de areia e lodaçais da Ria Formosa. A praia tem uma grande extensão de areal, onde podem passear e ao mesmo tempo observar a flora rica e aromática.
6 – Praia do Barril – Pedras D’El Rei, Tavira
A bela praia do Barril está localizada na ilha de Tavira, para chegar lá terão de apanhar o pequeno comboio turístico ou atravessar a ponte a pé, depois andem cerca de 1 km para chegar até à praia. Aproveitem o passeio para observar a fauna e a flora. Desde as antigas casas de pescadores que foram convertidas em restaurantes e lojas poderão ver o cemitério de âncoras utilizadas antigamente na pesca do atum.
7 – Praia da ilha de Cabanas – Tavira
Ao lado da pequena aldeia de Cabanas, a ilha com o mesmo nome tem uma praia estreita e longa de 7 km, ideal para quem gosta de praias pouco povoadas. Para acederem à praia, poderão apanhar o barco do outro lado da Ria, em Cabanas. Mesmo sendo uma pequena ilha, oferece todas as comodidades necessárias para passar um belo dia na praia, como chuveiros e também alguns restaurantes.
8 – Praia da Fábrica / Cacela Velha
A Praia da Fábrica, também conhecida como Praia de Cacela Velha, foi considerada uma das melhores do mundo, pela edição espanhola da revista «Condé Nast Traveler».
4. Onde comer?
Vapor
Não podiamos deixar de vos dizer para passarem pelo novo restaurante da praia com Ancão, em Almancil. O Vapor tem dois pisos – em baixo funciona mais a parte de restaurante com as mesas criadas a partir de portas antigas e candeeiros com fio de pesca e no topo ficam os terraços com vista para o mar e Parque Natural da Ria Formosa, com tardes de sunsets com DJ convidados. Quanto à ementa, os pratos são de inspiração internacional. Experimentem o filete de garoupa com manteiga, mexilhão e açafrão, a salada de salmão com citrinos, manga e vinagrete de mostarda e aneto… A carta de vinhos é toda nacional, com referências de várias regiões do país. Além do serviço de restaurante, o Vapor conta também com uma concessão de praia. Há espreguiçadeiras e toldos para alugar e ainda uma carta de cafetaria própria com opções mais simples e para comer junto ao mar.
Mais info aqui
Marisqueira Rui de Silves
Marisqueira no centro de Silves. Nunca me desiludiu, com produtos sempre frescos e um preço justo pela qualidade que tem.
Preço: € 28
Restaurante Sueste
Fica no Ferragudo bem junto à água. É um dos melhores restaurantes da zona com peixe sempre fresco e um serviço de bastante qualidade. Se querem impressionar a vossa senhora podem chegar de barco.
Preço: € 25
Casa da Igreja
Fica em Cacela Velha e é um dos restaurantes que vos aconselhamos para petiscos. Podem aproveitar a saída da praia para irem directamente à Casa da Igreja onde vos serão servidas ostras, amêijoas e outros petiscos que pedem cerveja ou vinho branco bem fresco.
Vila Joya
As duas estrelas Michelin de Portugal devem-se, essencialmente, ao mago da cozinha Dieter Koschina. A vista sobre o oceano, na esplanada, é fenomenal. Os seus menus mudam diariamente, transformando cada visita numa nova e agradável surpresa.