Dicas | Como usar peças por camadas

3-guys-winter-street-style-men

‘Rápido e descomplicado’ deve ser a velha máxima de todos nós. Uma camisa e umas calças de ganga com um casaco por cima serão suficientes para combater o frio mas, se para além disto gostam de juntar umas malhas, lãs, tweeds, entre camisas e casacos, lembrem-se que a regra é sempre a mesma: ir da camada mais fina para a mais grossa.

Trocando por miúdos, quanto mais fina for a peça, mais perto do vosso corpo deve estar. Então o que acontece quando já se cansaram de seguir esta regra?

Bem, por que não assumirem a liderança dos vossos homólogos do sexo feminino e começarem a experimentar formas alternativas de camadas?

1) Algumas peças são maiores do que outras

Sem nunca saírem do ambiente casual, podem adicionar um toque pessoal à vossa indumentária. Uma técnica muito popular entre os designers de streetwear é extremamente simples de fazer: basta começar por uma peça mais longa, como uma t-shirt de grandes dimensões, e porem por cima uma camisola mais curta, com um casaco de cor neutra por cima, mais longo do que a camisola.

Aqui a lógica é ir da camada mais longa para a mais curta e depois novamente longa, criando um contraste dramático que ajuda a definir e a separar cada peça. O mesmo pode ser feito com camisas compridas por baixo de camisolas de gola redonda ou blusões de ganga.

Bons Rapazes Menswear Layers 6

2) Blazers, o melhor casaco que podemos ter

Por que não começarem a utilizá-los como camada intermédia?
Também funcionam muito bem por baixo de casacões de inverno tradicionais – sobretudos, parkas, etc.

Layers-layers-layers-prep-style-fashion-mens

3) Camisas sobre camisas sobre camisas

O truque aqui é lembrar que cada camisa vem com o seu próprio peso e tecido e precisa de ser conjugada em conformidade. Um dos go-to looks é uma camisa de cambraia com uma gravata de lã cinza e por cima uma camisa xadrez de flanela mais larga. Vistam com umas calças de ganga escuras e botas pesadas.

Outra camisa que podem usar por cima, inclui a versão de ganga.

Right-On-Fall-Winter-2012-2013-Lookbook-6

4) Malhas sobre Malhas sobre Malhas

As malhas são óptimas quando querem jogar com camadas.

Podem usar uma em lã de gola em V por baixo de um cardigan mais grosso ou uma em caxemira por baixo de um blazer de malha. Funciona sempre.
Lembrem-se apenas da regra: manter uma camada mais fina por baixo de uma mais grossa.

PITTIU
5) Italianos e britânicos, finalmente juntos

Esta é uma técnica que só agora começa a ser utilizada regularmente: adquirir malhas italianas mais caras e combiná-las com a alfaiataria tradicional britânica.

Um exemplo? Experimentem uma malha de lã fina com um blazer em tweed. Ou uma camisola de caxemira com um colete xadrez.

A ideia é conseguir uma justaposição elegante e sofisticada da roupa italiana com a estrutura e tradição das peças britânicas.

Bons Rapazes Menswear Layers 5

6) Criem contraste

Outra grande técnica de estratificação, consiste em tentarem criar um contraste justapondo peças formais com casuais.

Por exemplo, um cardigan por cima de uma camisa e colete. Umas calças de fato com casacos de couro, um blusão de ganga por baixo de um sobretudo…

Aqui o que importa é experimentarem, arriscarem, meterem o pé na argola e voltarem a tentar até conseguirem looks originais que podem ser tão simples quanto combinar duas camisas ou usar o colete como camada do meio.

Bons Rapazes Menswear Layers 2