O Novo Classe G Conceptual da Mercedes-Benz

Mercedes Classe G Concept EQG

Se em meados do século passado sonhava-se com um futuro com carros voadores saídos literalmente da ficção-científica da altura, a verdade é que a viragem do milénio não trouxe os fantásticos carros futuristas que davam asas à imaginação. Contudo, apesar de ainda estarmos longe de carros voadores, o futuro está mesmo aí à espreita, e o novo conceito para o Classe G da Mercedes, o Concept EQG, é a prova disso.

Antes de mais, convém deixar claro que os carros conceptuais são apenas isso — um conceito. Por norma, não são colocados no mercado. No entanto, servem com inspiração para os novos designs das marcas. Por isso, embora seja muito pouco provável que encontremos o Concept EQG à venda nos stands, o Classe G que entrará em produção em 2024 deverá manter-se dentro das mesmas linhas.

Como não podia deixar de ser para um carro “do futuro”, este Classe G (ou G-Wagon, como também é conhecido) é totalmente elétrico. O carro tem quatro motores elétricos individuais e uma caixa de duas velocidades, o que permite obter uma experiência dinâmica todo-o-terreno, embora ainda não haja detalhes sobre a autonomia do mesmo.

A base futurista está lançada, porém este não é o carro do futuro como muitos dos outros carros conceptuais aparentam ser. O EQG vai buscar inspiração futurista, mas continua com os pés bem assentes no presente, mantendo o visual quadrado comum ao Classe G, mas acrescentando detalhes luminosos, como um efeito de iluminação 3D na grelha frontal, e jantes de alumínio de 22 polegadas.

De acordo com o COO da Mercedes-Benz, o objetivo deste novo Classe G é o de “inspirar os clientes a fazer a mudança para os elétricos”. Ainda que este seja apenas um carro conceptual, a questão está lançada: atiravam-se para um Classe G elétrico?

Vejam as fotos:

Mercedes Classe G Concept EQG