SR. FATO – 3 MODELOS DE FATO!

sr fato

Boas Rapazes, como digo muitas vezes, o Fato é a roupa mais elegante que um cavalheiro pode vestir, pondo de parte os trajes formais que continuam a ser o supra-sumo da elegância, mas quando vemos alguém de fato o que notamos à primeira vista? Será que tal como eu reparam no corte, no tecido e na forma como este assenta à pessoa? Podem até dizer que não, mas sem querer vão sempre notar, por isso hoje deixo-vos os 3 cortes mais comuns dos fatos, para que façam uma analise, mas com conhecimento de causa!

Fato de 2 peças

Este é o corte mais usado, aquele que encontramos na maioria dos fatos que temos em casa ou que estão disponíveis para venda nas lojas. Corte paletó ou single breasted, só tem uma fileira de botões e normalmente tem 2 ou 3 botões.

As rachas na traseira podem ser duas ou apenas uma, que o torna mais elegante.

Estes fatos quando não são usados nas medidas corretas podem abrir demasiado no peito ou na barriga, expondo demasiado a camisa, por isso a dica é procurar usar a medida mais correta ou até mesmo feito por um alfaiate!

Fato de 3 Peças

É sempre um pouco mais complicado de encontrar nas lojas de fatos, mas é um upgrade que se nota à distancia! Usar um fato de 3 peças ou também o chamado fato completo, é sem duvida uma subida de nível no vosso estilo e vão notar que quando este tem as vossas medidas corretas, esconde todas aquelas imperfeições que nem sempre gostamos no nosso corpo.

O colete é também uma ajuda para manter a temperatura equilibrada nos dias de frio e também um toque extra para quando tirarmos o casaco mantermos o aprumo!

Fato Assertoado

Um Clássico inglês, o típico corte Londrino que nos apetece logo comprar em azul escuro com risca diplomática!

Este fato tem sempre duas rachas na traseira e nunca apenas uma. Os ingleses gostam de o usar sem rachas, mas acreditem que a elegância desse corte nem sempre fica bem a todas as pessoas.

A complexidade dos botões tem de ser explicada num post apenas sobre o casaco deste fato, mas a sua elegância não deixa ninguém indiferente.

Nunca se usa com colete, mas podemos sempre compensar com um corte de calças de cintura mais subida.

Se gostam destes fatos, devem procurar um alfaiate ou um made to measure, pois não são assim tão comuns em lojas pronto a vestir!

Elucidados? Se quiserem saber mais sobre a indumentária clássica masculina sigam @senhorfato no Instagram.