A tua praia tem bandeira azul este ano? Confirma nesta lista!

praia tem bandeira azul

📷@ritakings

Há um mês atrás estávamos todos a questionar-nos: será que este ano vamos ter um verão minimamente normal? Com os festivais de música a pelos ares, os nossos locais públicos preferidos a fecharem e as praias a serem bloqueadas, começámos mesmo a achar que nos íamos ter que enfiar na piscina do nosso melhor amigo o verão inteiro. Mas a boa notícia é que, sim, vamos ter um verão com praias abertas pelo’#oportugalincrivel. Não será um verão normal mas, se todos cumprirmos o nosso papel, ainda conseguimos tirar o melhor partido das nossas praias e apanhar um bocadinho de sol merecido.

Ontem, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) divulgou a lista atualizada das praias que com bandeira azul. Este ano, mais duas praias do centro receberam duas bandeiras, o que comprova a qualidade das águas nesta região. Ótimo, não é? Entre as nossas 360 praias, foram concedidas bandeiras a: 85 praias da região Centro de Portugal, 57 praias costeiras (mais 2 do que em 2019), 26 praias interiores e ainda duas embarcações de ecoturismo.

Aqui em baixo está a lista completa das praias com bandeira azul. Mas antes é importante lembrar-vos acerca das regras de ocupação e utilização das praias, rapazida! O governo recomenda uma distância de três metros entre chapéus de sol, assim como a distância de 1,5 metros entre cada pessoa. Para além disto, é preciso estarmos atentos ao limite de lotação de cada praia, que vai sendo sinalizado.

 

Praias Costeiras:

Cortegaça, Esmoriz, Furadouro, São Pedro da Maceda e Torrão do Lameiro/Marreta (Ovar); Bico, Monte Branco e Torreira (Murtosa); São Jacinto (Aveiro); Barra e Costa Nova (Ílhavo); Areão e Vagueira (Vagos); Poço da Cruz e Praia de Mira (Mira); Praia da Tocha (Cantanhede); Buarcos, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Cova Gala-Hospital, Figueira da Foz-Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira (Figueira da Foz); Osso da Baleia (Pombal); Pedrogão Centro e Pedrogão Sul (Leiria); Paredes de Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça); Nazaré e Salgado (Nazaré); Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha); Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos e S. Bernardino (Peniche); Areia Branca, Areia Sul e Porto Dinheiro (Lourinhã); Azul, Centro, Física, Formosa, Foz do Sizandro-Mar, Mirante, Navio, Pisão, Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul (Torres Vedras).

Praias Interiores:

Quinta do Barco (Sever do Vouga); Valhelhas (Guarda); Lapa dos Dinheiros e Loriga (Seia); Palheiros-Zorro (Coimbra); Reconquinho e Vimieiro (Penacova); Bogueira e Senhora da Piedade (Lousã); Louçainha (Penela); Côja, Peneda Cascalheira-Secarias e Piódão (Arganil); Alvôco das Várzeas e Avô (Oliveira do Hospital); Canaveias e Peneda (Góis); Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Praia de Pampilhosa da Serra e Santa Luzia (Pampilhosa da Serra); Agroal (Ourém); Bostelim (Vila de Rei); Carvoeiro (Mação); Aldeia do Mato e Fontes (Abrantes).

Embarcações de ecoturismo:

Argus e Bennu (Nazaré)