#DAKAR2020 | Ricardo e Manuel Porém vão ser os representantes lusos

Rally Dakar 2020 - #DAKAR2020

Ricardo e Manuel Porém vão ser os representantes lusos no próximo Rally Dakar no que diz respeito à categoria Auto, na tradicional prova de todo-o-terreno que marca o arranque de cada época desportiva, e que em 2020 se disputará integralmente e pela primeira vez, na Arábia Saudita.

Recordem aqui o vídeo do Froufe enquanto navegador do Ricardo Porém.

Aos comandos de um Borgward BX7 DKR EVO, um carro que tem sido alvo de intenso desenvolvimento por parte desta marca germânica, a dupla portuguesa estará integrada na mesma equipa de Nani Roma, o conhecido e experiente piloto espanhol, vencedor do Dakar em 2004 na categoria de motos e 2014 nos automóveis.

Ricardo Porém confia que os 3 anos de desenvolvimento deste Borgward lhe vão permitir um nível competitivo que lhe permita lutar pelas posições cimeiras, apostando principalmente numa das suas características mais relevante, nomeadamente a sua fiabilidade, sendo que esse será um aspeto fundamental numa prova tão longa e exigente como o Rally Dakar. Com um percurso integralmente desenhado em território Saudita, homens e máquinas vão enfrentar mais de 7.900 quilómetros, 5.000 dos quais cronometrados, divididos por 12 etapas, cinco das quais com mais de 450 quilómetros de extensão.

Uma prova muito dura, e um regresso ao deserto onde os variados tipos de areia vão seguramente colocar diversos e infindáveis desafios aos mais de 351 veículos e 557 participantes, onde a areia será o piso predominante, representando mais de 75% do percurso. O Rally Dakar recebe vários nomes sonantes, como por exemplo o já 13 vezes vencedor Stephane Peterhansel, o vencedor do ano passado Nasser Al-Attiyah, e a estreia do espanhol Fernando Alonso, anterior campeão de Fórmula Um.

Ricardo e Manuel Porém já se encontram na Arábia Saudita para o arranque da 42ª edição da prestigiada prova, hoje dia 5 de Janeiro!

Segundo o Ricardo Porém, “O objetivo principal é aprender, sem descurar um possível bom resultado. Vou disputar o Dakar pela segunda vez, agora com o Borgward, e estou confiante que eu e o meu irmão Manuel poderemos lutar para terminar nas dez primeiras posições.
Participei em 2019 no Dakar, noutra região e com uma viatura diferente, mas estou em crer que a experiência que acumulei será muito importante para o desafio deste ano, principalmente ao nível da navegação nas etapas mais longas e técnicas. Creio que na Arábia não teremos áreas de dunas tão extensas como nas edições passadas o que será uma novidade.
O Borgward BX7 é um carro competitivo e bastante fiável, e acredito que estará apto a permitir algumas boas surpresas ao longo da prova. O trabalho desenvolvido pelo Nani Roma e pela Borgward Rally Team tem sido muito relevante na evolução da performance do Borgward, e vamos com confiança. Vou fazer a minha corrida e partir sem qualquer tipo de pressão, tentar ser inteligente, pois são muitos dias, e quero evitar erros, apostar na regularidade, para obter o melhor resultado final.

Agradeço a todos os que nos têm apoiado nesta aventura, à nossa equipa, parceiros e patrocinadores, bem como a todos os adeptos que incondicionalmente nos têm enviado imensas mensagens de motivação. Vamos dar o nosso melhor!”

Rally Dakar 2020 - Ricardo Porem - #DAKAR2020  Pilotos Portugal Rally Dakar 2020 - #DAKAR2020 Rally Dakar 2020 - #DAKAR2020 Rally Dakar 2020 - #DAKAR2020