Já não é novidade para ninguém: para além das maravilhas naturais do noss’#oportugalincrivel, também há arquiteturas mesmo de nos deixar a babar. Hoje trazemo-vos mais uma prova disso: a GR House, do arquitecto Paulo Martins. Aliás, este senhor já é bem conhecido por aqui, com a Private Garage. Lembram-se?
Pois bem, este verdadeiro casarão encontra-se em Sever do Vouga, num lote de geometria irregular, rodeado por construções, digamos… comuns. É mais que claro que aqui não há uma vontade de associar os espaços interiores aos envolventes, mas, ao mesmo tempo, o projecto vira-se completamente para nascente, vista dona de uma beleza incrível, daquelas de cortar a respiração. Aliás, é aí que reside a magia deste projecto.
As formas são tudo menos regulares, os tons predominantes são os tons térreos, com linhas direitas, espaços cheios de luz e onde predominam os espaços amplos e envidraçados. Por outras palavras, esta pode perfeitamente ser a casa dos vossos sonhos, rapazes!
Esta dualidade entre o interior e o exterior da casa veio enfatizar a ideia de que o meio envolvente em nada tem que ver necessariamente com a nossa vivência no interior, criando dessa forma, uma dinâmica visual e espacial extremamente interessante.
Depois de verem estas imagens vão ter que concordar que este nosso Portugal é mesmo incrível!