A América de Childish Gambino

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

Por aqui, no Bons Rapazes, andamos sempre em cima do acontecimento e a nova música do Childish Gambino não nos passou ao lado. “This Is America” é como se chama a nova malha, mas é sob o vídeo da música que têm recaído os holofotes. Mais do que uma grande produção audiovisual, este vídeo traça um retrato do estado actual da sociedade americana, marcada pelas políticas de Trump, o racismo, a violência policial e a influência que a tecnologia exerce na população.

As referências presentes no vídeo só mostram que Donald Glover, o nome verdadeiro de Childish Gambino, é um artista do caraças atento ao que se passa à sua volta. Espreitem aqui algumas das referência usadas nesta obra de arte:

Jim Crow

No século XIX, Thomas Dartmout, um actor branco, criou um espectáculo em que pintava o rosto de preto como se fosse um escravo negro, com todos os estereótipos negativos associados à comunidade afro-americana. Jim Crow assumiu uma forma ofensiva de se referir a um negro e até deu o nome a um conjunto de leis segregacionistas que estiverem vigentes até 1965.

Massacre de Charleston

Num momento do vídeo, Glover dispara sobre um coro de Gospel com uma metralhadora, criando assim um paralelismo com o massacre de Charleston quando, em 2015, um rapaz branco matou a tiro, numa igreja afro-americana, nove pessoas.

Violência policial

Alguns jovens aparecem a filmar um confronto entre polícias e manifestantes com os seus smartphones. This is a celly / That’s a tool , diz a letra. Em Março deste ano, Sthepon Clark foi baleado com sete tiros quando a polícia, à procura de um suspeito de partir vidros de carros, confundiu o telemóvel de Sthepon, que falava ao telefone nas traseiras do seu quintal, com uma arma. Esse acontecimento provocou manifestações um pouco por todo o país.

O cavaleiro do apocalipse

Um homem  com um lenço branco monta um cavalo branco. No Novo Testamento da Bíblia a referência a um cavalo branco pertencente a um dos quatro cavaleiros do Apocalipse representa a morte e a vitória recorrendo à violência.

Digam lá que este senhor não é um artista. Entretanto vejam o vídeo que aparte todas estas referências, está do caraças!