🕒 Tempo de Leitura |
Ora aí está uma excelente forma de começarmos a semana! A notícia já é da quarta-feira passada, mas, por razões mais do que óbvias, não perdeu a sua actualidade. Foi há cerca de dois anos que, para tristeza de muitos, a Land Rover anunciou o fim de linha para o icónico Defender. Mas abrir uma excepção de vez em quando não faz mal a ninguém, não é verdade? Tecnicamente, a construtora britânica não voltou atrás com a palavra. Não vem aí uma nova geração de Defenders, mas sim uma edição especial para comemorar os 70 anos do modelo. E olhem que quando dizemos “especial”, é MESMO especial!
De acordo com a Jaguar Land Rover Classic, divisão de clássicos da marca, liderada por Tim Hannig, estamos perante o Defender “mais poderoso e rápido alguma vez feito”. Rapazes, este é o Defender Works V8! Como o próprio nome indica, trata-se de uma verdadeira besta, equipada com um motor 5.0 litros V8 a gasolina, com 405 cv de potência e um binário de 515 Nm – ou seja, bem acima dos 122 cv do modelo standard (com 360 Nm). A velocidade máxima está limitada aos 170 km/h, mas o trajecto dos 0 aos 96 km/h faz-se em apenas 5.6 segundos. Simplesmente, notável! Entre outras novidades, o Works V8 vem com uma transmissão automática de 8 velocidades ZF, travões reforçados e jantes de liga leve de 18″ (cor sawtooth com polimento espelhado). Por fora, tecto, aros de rodas e grelha dianteira surgem em preto, a contrastar com puxadores de portas, tampa de combustível e dístico do Defender no capot, em alumínio. Por dentro, destaque para o acabamento em couro Windsor no painel de instrumentos, laterais e bancos desportivos.
Para criar esta edição especial, a Jaguar Land Rover Classic seleccionou vários exemplares das versões 90 e 110, produzidos entre 2012 e 2016 – com até 48 mil km feitos. O Defender Works V8 tem uma edição limitada a 150 unidades para coleccionadores. Vai estar disponível em todo o mercado europeu, mediante importação requerida directamente aqui. Preço base de 150 mil libras (cerca de 170 mil euros).
Vídeo acima!