VIDEO | E assim se rouba um Mercedes em menos de 1 minuto

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

Atenção, não estamos a tocar neste assunto para incentivar a que estes episódios se repitam. Muito pelo contrário. O objectivo é precisamente alertar-vos, especialmente aqueles que têm carros com tecnologia keyless. Esta tecnologia dispensa a utilização de uma chave convencional, substituindo-a por RF fobs ou comandos via rádio, que dão acesso ao interior da viatura e ainda permitem pô-la a trabalhar. Acontece que, apesar de super moderno, este sistema tem graves lacunas e revela-se extremamente ineficaz perante hackers que percebam minimamente do assunto. Foi o que aconteceu em Solihull, perto de Birmigham, Inglaterra.

Durante a noite, dois tipos pararam junto à entrada de uma casa, onde estava estacionado um Mercedes. Só precisaram de aproximadamente 60 segundos para roubar o carro. Como é que conseguiram?, perguntam vocês. É mais simples do que parece. Imagens de video-vigilância reveladas pela West Midland Police sugerem que os assaltantes terão recorrido a duas relay boxes, dispositivos que podem ser programados para enviar sinais através de paredes. Cada um tinham uma destas caixas. O primeiro posicionou-se junto às paredes da casa para interceptar o sinal das ‘chaves’ originais, que estariam no interior, juntamente com o dono do Mercedes. Depois, enviou esse mesmo sinal para a segunda caixa, na posse do outro indivíduo, posicionado junto ao carro. Ao receber este sinal, a tecnologia smart lock do carro “pensou” que se tratava da ‘chave’ verdadeira e destrancou as portas. Por norma, o sistema keyless pressupõe também uma ignição keyless. Ou seja, o resto foi ainda mais fácil.

Este assalto já ocorreu no passado mês de Setembro, mas até agora, os responsáveis ainda não foram apanhados. A polícia local sugere a todos os que tenham este tipo de tecnologia nos seus carros que os equipem com dispositivos de localização, ou dispositivos para bloquear a direcção. Em último caso, o melhor é voltar mesmo às chaves convencionais.