Poucas coisas nos deixam mais satisfeitos do que quando vemos que o que se faz cá dentro é reconhecido lá fora. Se calhar, quando olhamos pela primeira vez para esta Guzzi 1000 GT a última coisa que nos vai passar pela cabeça é que tenha sido customizada por mãos portuguesas. Mas foi. E bem. Quando passeávamos pelo site da Bike EXIF, demos com ela e não fomos capazes de a guardar só para nós. Os nossos parabéns à Redonda Motors, do João Barranca pelo trabalho fora de série. Esta pintura, inspirada nas cores da Moto Guzzi, é qualquer coisa!
Na década de 80, a Moto Guzzi Mille GT surgia quase como um híbrido entre a California e a T5, embora não passasse de uma moto standard, com um motor 948cc, de escassos 67 cavalos. Foi precisamente isso que entusiasmou o João, que já tinha o desejo de fazer algo mais italiano. Começou por iluminar o guiador e modernizar o sistema de distribuição. É verdade que não deu para espremer muitos mais cavalos da moto, mas melhorou a sua performance: «Agora, o motor ganha velocidade mais rapidamente, como uma verdadeira moto de corridas”, disse à Bike EXIF. A condução ficou mais fácil com a introdução da embraiagem hidráulica Hebo e de outros componentes modernos, como uma ignição Dyna III e uma bateria lithium-ion.
A carroçaria, ampla e robusta, faz jus ao ADN de “Grand Tourer” da Guzzi Mille. O conjunto carenagem/farol é diferente daquilo a que estamos habituados (o que não é necessariamente mau!), mas a traseira é um mimo, com faróis inspirados nos carros desportivos italianos dos anos 80, e construção em fibra de vidro.
© Bernardo Lúcio