Kobe Bryant: O adeus em 10 frases e 3 vídeos

kobe-bryant-287f29f00864199a

Goste-se ou não de basquetebol, Kobe Bryant é um ícone do desporto mundial e merece uma homenagem à altura. Aos 37 anos, a “Black Mamba” fez o último jogo da sua carreira, depois de 20 anos com os LA Lakers ao peito. Mas não foi uma despedida qualquer: pela 25ª vez na carreira, Bryant fez mais de 50 pontos (60!) numa só partida.

Kobe Bryant esteou-se na Liga Norte-americana de Basquetebol ainda com 17 anos, a 3 de novembro de 1996. Duas décadas, 1.566 jogos e 33.643 pontos depois, o jogador que diz não ter medo de nada (excepto de abelhas) arrumou os ténis. Foram cinco títulos da NBA e mais dois olímpicos, nos jogos de Pequim (2008) e de Londres (2012).

Entre muitos outros marcos, Bryant fica na história da modalidade enquanto o terceiro melhor marcador de sempre da NBA, à frente de Michael Jordan e só ultrapassado por Karl Malone e Kareem Abdul-Jabbar. Poucos vão esquecer-se daquele jogo, em 2006, em que Bryant marcou 81 pontos, record apenas superado por Wilt Chamberlain, que fez 100, em 1962.

Na noite passada, Kobe Bryant abandonou o campo sob uma enorme ovação. No final do jogo, pegou no microfone e partiu os corações dos milhares que estavam nas bancadas.

Muitas vezes acusado de ter um estilo de jogo “YOPO” (“You Only Pass Once”), na noite passada, a história foi bem diferente: «Durante 20 anos, toda a gente gritava comigo ‘Passa a bola’. Agora, estavam todos a dizer-me para não a passar», conta Bryant entre sorrisos.

Fiquem com 10 das frases mais célebres e três vídeos (a despedida, os últimos 60 pontos, e o primeiro ponto da carreira) do agora ex-jogador da NBA.

 

1. «Olá, eu sou o Kobe Bryant e decidi levar o meu talento para… bem, eu decidi desistir da faculdade e levar o meu talento para a NBA.»

2. «Se me virem a lutar com um urso, rezem pelo urso.»

3. «Eu faço o que for preciso para ganhar jogos, seja sentar-me no banco a acenar com a toalha, dar um copo de água a um colega de equipa, ou fazer o cesto que dá a vitória no jogo.»

4. «Eu persigo a perfeição.»

5. «As pessoas não compreendem o quão obcecado eu sou por vencer.»

6. «A única coisa que eu tenho medo é de abelhas. Não gosto de abelhas. Sou alérgico.»

7. «Se eu entro em pânico, todos entram.»

8. «É melhor aprenderem a não falar comigo. Se abanam a árvore, o leopardo vai aparecer.»

9. «Todas as coisas negativas – pressão, desafios – são uma oportunidade para eu crescer.»

10. «Eu não quero ser o próximo Michael Jordan. Eu só quero ser o Kobe Bryant.»

Despedida

Últimos 60 pontos

Primeiro ponto da carreira