Skyüber – as viagens partilhadas de avião

skyuber1

Acabamos de ser bombardeados com esta novidade: viagens partilhadas de avião a preços reduzidos! Não é bem como a Uber mas é mais uma Blablacar onde se partilham viagens de carro com partida e destino predefinidos, assim como o valor final. É a Skyüber e é portuguesa.

Neste momento, é possível viajar de Benavente para o Alto Minho por apenas €30, numa viagem que demora cerca de 1 hora e meia.

De acordo com a informação disponibilizada pela Meios & Publicidade aqui, “O Skyüber, ao contrário do Uber para viagens de automóvel, não permite a criação de percursos à medida do utilizador. “Funcionamos como uma plataforma de matchmaking, como o Airbnb ou o Blablacar. A Skyüber actua na área da economia partilhada, ao pretender fazer a ligação entre os donos dos aviões e pessoas interessadas em utilizar esses voos. Baseia-se na partilha de custos e na diminuição dos custos da viagem para o dono do avião”, explica Carlos Oliveira, responsável pela startup portuguesa. O registo e utilização do serviço são gratuitos, sendo que é cobrado ao dono do avião “um pequeno valor” sobre o preço da viagem, quando a mesma se concretiza. A título de exemplo, a viagem poderá ser cancelada por questões atmosféricas ou porque o piloto não se sente confortável com o passageiro.  A Skyüber só permite que entrem na plataforma aviões que cumpram vários requisitos, como a existência de seguro ou licença de voo.”

skyuber