A Zagato, famosa empresa italiana especializada na construção e design de carroçarias, conhecida por colaborar com alguns dos melhores fabricantes de automóveis da Europa, é ainda mais pelo legado histórico que a liga à Maserati. E é, precisamente, esta relação que a Zagato vai celebrar no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, um dos eventos mais significantes de celebração de carros históricos. Foi neste evento que a Zagato revelou a sua versão moderna do modelo Mostro, da Maserati.
A empresa presta assim homenagem ao Maserati 450 S, de 1957, conhecido por ‘Mostro’ pelo seu poder monstruoso. O projecto foi comissionado pela Stirling Moss, e terá ficado conhecido como o carro com motor dianteiro mais poderoso do mundo, em 1990.
O design ficou à responsabilidade do mesmo estúdio do Alfa Romeo TZ3 e Perana Z-One, e partilha alguns traços similares. O modelo foi desenhado para a pista de corrida mas está ‘preparado para uma estrada homóloga’. Vão ser construídos 5 exemplares antes do actual ano centenário da Maserati ter terminado.
Nenhum deles irá ultrapassar os €1 milhão de dólares. E tratando-se de carros de colecção, o preço de um Zagato facilmente ultrapassa o seu preço de compra em poucos anos.
Vamos aguardar pelo resultado final. Entretanto sugerimos que vejam uma breve história pictórica da relação da Maserati com a Zagato nas imagens que se seguem.