Foi protagonista no filme ‘The Italian Job’, mais especificamente na sequência de abertura mais memorável da história do cinema.
Um impressionante carro cor-de-laranja em corrida pelos Alpes, que acaba por desaparecer num túnel, é destruído e atirado de uma ravina pela máfia italiana.
Os milhões que viram o filme, feito em 1969, deverão ter assumido que este Lamborghini Miura de que vos falamos seria irrecuperável e nunca mais voltaria a ser conduzido.
Ora e se vos dissermos que o carro vale agora mais de €1 milhão, e que foi encontrado em bom estado e comprado por dois businessmen britânicos?
Um deles, Joint Iain Tyrrell, quando soube que o carro estaria, afinal, em bom estado terá afirmado: “Estava céptico porque ninguém o tinha visto desde há 46 anos. Mas a minha fonte era credível, então comecei a tentar encontrá-lo‘.
Tyrrell terá sido convidado a ver o carro de perto – mas teve apenas 3 horas para o fazer: ‘Foi tudo muito à maneira James Bond; Tive de ir a Paris para inspeccionar o carro num parque subterrâneo secreto’.
O empresário britânico terá, então, ficado a saber que a sequência emocionante que abre o filme ‘The Italian Job’ terá sido filmada usando dois carros – ambos fornecidos pela Lamborghini, mas um deles esmagado.
O carro encontrado foi o primeiro usado no filme, estando intacto. O Lamborghini de ‘The Italian Job’ é considerado o ‘holy grail’ dos supercarros justamente porque ninguém soube o que lhe aconteceu depois do filme.
Como o Miura ainda estava em boas condições, o Sr Tyrrell – que também é dono da Cheshire Classic Cars, um dos maiores especialistas em carros clássicos do Reino Unido – estava apto a cruzar referências para verificar se o mesmo era o original. Tyrrell terá também verificado a história do carro no arquivo Lamborghini e dito: “Depois de inspeccionar o carro, não havia nenhuma dúvida de que era o Miura do ‘The Italian Job’.” ‘Existem certas peculiaridades no interior do carro, tais como o acabamento e a costura, que são como uma impressão digital ou uma marca de nascimento. Elas não podem ser substituídas. ‘
O Sr. Tyrrell e o seu amigo e co-proprietário, Keith Ashworth, planeiam agora mostrar o Lamborghini ao mundo, embora não descartem a possibilidade de o vender. O valor do carro é susceptível de aumentar substancialmente, agora que a sua história é conhecida.
Mas o mistério do Miura não foi totalmente resolvido, afinal o esmagado Lamborghini, desapareceu sem deixar rasto. Quando a equipa de produção voltou para resgatar os restos do carro acidentado no dia seguinte ele tinha desaparecido e, obviamente, roubado.