Como curar a ressaca?

Coffee

Calculo que este esteja a ser um dia complicado para muitos, deste lado também não está a ser o melhor dos dias apesar de ter sido uma noite controlada.

O que vos deixamos aqui são algumas dicas para superar o dia 1 de Janeiro da melhor forma possível e fazer-vos sair do sofá antes das 4 da tarde. Até há algum tempo atrás não ligava nada a isto mas os dias são cada vez mais valiosos e quando temos os filhos por perto as ressacas triplicam a intensidade – “pai, anda ver bonecos.”, “pai, brinca comigo”, “pai, vamos ao parque que já não está a chover!” Vocês sabem o que isto é…

Fiz uma pesquisa e o que encontrei mais completo é o que vos passo em baixo. De tudo, saltei a parte do café, é um dos meus maiores vícios e não estou assim tão mal.. Mas se não estiverem com paciência para seguir o que vos deixamos, vão ao clássico: McDonalds p’ra cima!

Muitos líquidos
O álcool desidrata o organismo e no que toca ao consumo exagerado o corpo reage e vai buscar hidratação ao cérebro. Resultado? Ocorre uma pressão nas membranas que ligam o crânio e o cérebro, fazendo com que este último encolha e acorde com uma dor de cabeça horrível. Por isso mesmo, há que repor os líquidos: beba muita água, sumo de fruta com frutose, chá (os chás de camomila, tília ou ginseng são ainda ideais para acalmar um estômago indisposto), bebidas isotónicas (ajudam a restabelecer os minerais e nutrientes que o excesso de álcool anulou e podem saber melhor que a água ou o chá); Coca-Cola (a combinação cafeína, gás e açúcar presentes podem ajudar a “desenjoar”).
Café ressuscitador. Sono, dor de cabeça, náuseas, desorientação e um almoço com os sogros daqui a duas horas? O café pode parecer a solução perfeita para acabar com a ressaca, mas não é. Podes tomar mas não mais do que um. Caso contrário, bombardear o corpo com caneca atrás de caneca de café vai manter o organismo desidratado, ou seja, o oposto daquilo que se pretende quando se trata de curar uma ressaca.

Comer ou não?
Só de pensar em abrir a porta do frigorífico já te faz a cabeça e o estômago andar à roda? Mas tem de ser. Uma das melhores formas de restituir os minerais e nutrientes que o organismo perdeu depois de uma noite monumental de copos, é comer alguma coisa. O melhor menu ressaca é composto por alimentos secos como torradas (sem manteiga), bolachas de água e sal, cereais (sem leite), fruta, massa ou ovos. Claro que existem teorias bem mais arrojadas: há quem diga que comer uma sanduíche de bacon frito, pickles (os russos e os polacos até bebem o líquido de conserva dos pickles para combater a ressaca!) ou peixe enlatado faz maravilhas a um corpo ressacado. Só saberás se funciona, se experimentares… boa sorte!

Descanso absoluto
O melhor remédio natural para curar uma ressaca é o descanso absoluto, por isso, depois de comer e beber, volta para a cama, de preferência num quarto completamente escuro e dorme. Enquanto não adormeces, coloca uma toalha molhada em água fria sobre a testa – é um alívio rápido e eficiente para essa dor de cabeça incessante.

Sair da cama
Se tiveres compromissos e tiveres mesmo de sair da cama, há que ter outros truques para acordar o zombie que parece ter-se apoderado do corpo: apanha um pouco de ar fresco, senta-te na varanda, no jardim ou, se conseguires, dá uma volta ao quarteirão. Valerá a pena o esforço. Depois de teres apanhado um pouco de ar fresco, ou em substituição do mesmo se não te conseguiste arrastar até à varanda, nada como um banho revitalizador: alternar entre jactos de água quente e fria para estimular a circulação sanguínea e voltar a sentir alguma energia.

O tempo é o melhor remédio para curar a ressaca, mas há também quem recomende um Alka Seltzer para desintoxicar o corpo…

Boa Sorte e contem como correu!