Tesla Model S de competição foi apresentado e vem a Portugal

É verdade, a Tesla continua a impressionar tudo e todos – e ainda bem. A versão de competição do Model S, que irá competir no Electric GT Championship, acaba de ser apresentada no Autosport International Show, em Birmingham, e, pelos números, promete. Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a base da versão GT não será o P85 +, mas sim o P100D. Apoiado pela FIA, o Electric GT é um novo campeonato internacional, reservado para Grand Tourers de “emissões zero”.

A grelha de partida vai contar exclusivamente com modelos Tesla Model S, que serão conduzidos por um total de 20 pilotos internacionais (10 homens e 10 mulheres), em representação de 10 equipas. A prova arranca a 26 de setembro deste ano e a boa notícia é que o Estoril é um dos 7 circuitos europeus que vão ser visitados (Paul Ricard, Barcelona, Assen e Nürburgring também estão na rota). Depois disso, o Tesla Model S irá correr por três vezes, extra-campeonato, na América do Sul.

O que mudou relativamente à versão de série?

Bom, para já, a opção por uma base como a do P100D, permitiu ao Model S perder cerca de 500 kg, ficando-se nos 1730 kg. Todo o equipamento supérfluo do interior foi retirado, recebendo ainda um kit completo de aerodinâmica, “roll cage”, uns Pirelli de competição e algumas afinações ao nível da suspensão e dos travões. Mas a melhor parte vem agora: os 795 cv de potência e 996 Nm de binário máximo fazem-no ir dos 0 aos 100 km/h em APENAS 2,1 segundos – o modelo standard faz a mesma coisa em 2,5 segundos. A velocidade máxima foi limitada aos 250 km/h, por uma questão de economia das baterias. Pouco se sabe sobre o que foi feito em concreto nos dois motores eléctricos. Com estes números, who cares?!