André Villas-Boas

villas boas
2 de Junho de 2010 – André Villas-Boas é anunciado como treinador do FCPorto. O jovem era, na altura, um treinador que chegava da Académica de Coimbra apenas com alguns jogos que “encheram o olho” no seu currículo. Lembro-me de pensar na altura que o meu Presidente tinha “perdido a cabeça”.

21 de Junho de 2011 –  O meu Villas-Boas sai do FCPorto vencedor do campeonato, sem qualquer derrota, vencedor da Liga Europa, da SuperTaça Cândido Oliveira e da Taça de Portugal, tudo isto com apenas um ano de trabalho à frente da equipa.  É humanamente impossível esquecer o 5-0 contra os vermelhos de Lisboa (tão bom que foi passear no dia seguinte com um sorriso de orelha a orelha), a reviravolta para a Taça de Portugal em pleno Estádio da Luz e o delírio que foi celebrar o Campeonato Nacional na casa do adversário no dia do famoso “apagão da luz”. Era feliz a ver o teu Porto, o meu Porto, o nosso Porto!!

André, no final foste embora porque tiveste medo de defrontar o Barcelona na final da Supertaça Europeia da época seguinte. Isto seria algo muito difícil de perdoar, não soubéssemos todos que estás disposto a voltar ao teu banco do coração, à tua cadeira de sonho.

Julho de 2011 – O FCPorto assina com Vítor Pereira que vem a ser bicampeão nacional. No entanto, e acho que falo em nome de todos os portistas, o Porto dessa altura jogava um futebol pouco entusiasmante e dinâmico, não era o tipo de futebol que nós, adeptos, gostávamos e estávamos habituados.

10 de Junho de 2013 – O FCPorto assina com Paulo Fonseca. Tendo em conta o trabalho desenvolvido na época anterior no Paços de Ferreira, adivinhava-se, na minha opinião, uma época promissora. Esta era, sem qualquer dúvida, mais uma aposta ganha do Presidente.

16 de Dezembro de 2013 – Até agora continuo sem reconhecer a minha equipa. Este continua a não ser o meu Porto. Não existe a união, a coerência, a fluidez de outrora. Falta a garra que caracteriza a equipa e a sua massa associativa.

André, os Ingleses não te compreendem, não gostam de ti, aquele não é o teu campeonato, nenhum daqueles é o teu clube, a tua cadeira de sonho é aqui!!

No domingo, quase que desejei uma derrota em Vila do Conde, para que o presidente te trouxesse de volta. Se voltares, és bem-vindo, e acho que falo por todos nós!!

PT