Como causar uma boa impressão no trabalho

Como causar uma boa impressão

Queríamos causar uma boa impressão a começar este artigo sem usar aquele clichê: “a primeira impressão é que fica”. Mas como chegámos a conclusões que vão muito para além disso, achámos que estava fixe c*gar nisso e dizer: sabem aquele famoso ditado “a primeira impressão é que fica”? Pois olhem que não é bem assim. Bom, não estão a perceber nada? Já vos explicamos.

Descobrimos que há estudos que comprovam que o nosso cérebro guarda informações do início de alguma experiência e do fim da mesma. A parte que fica ali no meio é a parte menos lembrada. Portanto, partindo do pressuposto de que já não estamos no início deste artigo, se já sabiam dessa informação, não há grande problema visto que se vão esquecer, e assim a boa impressão que queremos causar ficar lá para o fim (é o que esperamos).

Dado estas informações, podemos dizer que as pessoas, compreensivelmente, gastam muito tempo – e energia – a pensar em como causar uma ótima primeira impressão. É certo que, de facto, esta primeira impressão pode ter uma influência descomunal sobre como as pessoas nos veem durante meses. A questão é que a outra parte da equação é frequentemente ignorada. Portanto, se vocês querem causar uma boa primeira impressão, também têm que se lembrar de investir na última. 😉

Foi a pensar nisso que reunimos aqui 8 dicas de como causar uma boa impressão em ocasiões de trabalho (primeira e última) :

1 – Reunam os vossos pertences na mão esquerda

No fim de uma entrevista, reunião, almoço de negócios – ou o que for -, agarrem nas vossas coisas sempre com a mão esquerda. Acreditem que isso vai evitar com que se atrapalhem para libertar a mão direita quando a(s) pessoa(s) se aproximarem para a despedida.

2 – Procurem o contato físico duas vezes antes de sair

O contato físico promove a ligação. Por isso, procurem sempre um último contato físico, não uma mas duas vezes, antes de sairem. Por exemplo, se estiverem numa reunião de negócios, quando se levantarem da mesa, apertem a mão e ,quando saírem, novamente à porta. Ah, e não se esqueçam de dar um bom aperto de mão. Isto significa: confiante mas sem exageros, com as mãos retas (sem fazer uma concha), limpas e secas. 😉

3 – Terminar com o contato visual e um sorriso

Quando fizerem estes dois contatos físicos, lembrem-se também do contato visual. Olhem nos olhos da pessoa e sorriam. Malta, “poramor” de Deus, não é fazerem-se de palhaços, é apenas um pequeno sorriso para causar a ideia de que se trata de uma pessoa gentil e aberta.

4 – Agradeçam

Ser educado também é uma ajuda no processo de causar uma boa impressão. Não hesitem em usar frases como “Muito obrigado pela oportunidade”, “Obrigado por nos receber” quando estiverem a despedir-se.

5 – Certifiquem-se de que têm todos os vossos pertences

Se fizerem tudo certo e causarem uma ótima impressão, mas depois timidamente terem que voltar a dizer que deixaram o telemóvel num qualquer lugar, essa ideia prevalecerá relativamente à outra. E, acreditem, ideia que vai ficar não será boa.

6 – Movimentem-se com confiança

“Poramor” de Deus again, não fiquem a andar como baratas tontas. Quando estão hesitantes, facilmente esta situação se pode tornar constrangedora. Sejam amáveis, mas firmes, tanto na entrada como na saída. Saibam exatamente o que estão a fazer e para onde estão a ir.

7 – Enviem um e-mail de agradecimento

Dependendo da ocasião, um e-mail de agradecimento pode ajudar sempre. É um complemento agradável, na medida em que amplia e solidifica a boa memória que as pessoas criaram de vocês. Então, depois de um encontro/reunião/evento, mandem uma mensagem para que a pessoa com quem estiveram, de maneira a que ela se lembre do momento em que estiveram juntos como algo positivo.

8 – Não desistam

Muitas vezes, sentimos que a situação não está a correr nada bem. Nesses casos, mantenham a calma e não desistam. Como vimos, é possível reverter a situação no fim. Por isso, agarrem-se nas outras dicas e tentem finalizar da melhor forma possível. Afinal, a persistência na medida certa também pode ajudar sempre a causar uma boa impressão.

E, então, qual é a impressão com que ficaram disto tudo?