A&D | As linhas minimalistas da Villa Além no Alentejo

Villa Além

O projecto de arquitectura e design que vos trazemos hoje é mais uma casa portuguesa incrível. Ok, o arquiteto que assina o projecto não é português, é o suíço Valerio Olgiati, mas a casa fica por cá, no Alentejo. Dá para dizer que é uma casa portuguesa, não acham? Anyway, o que importa mesmo é que a Villa Além é um projecto espetacular.

Há casas que nos dão a sensação de conforto e aconchego só de as vermos nas fotografias. Este não é o caso da Villa Além. A casa é incrível por outros motivos. Conhecem aquelas caixas de papel canelado? As paredes em betão foram construídas de uma forma parecida com a estrutura dessas caixas, não apenas para criar uma estética original, mas também para proteger o jardim da exposição solar excessiva. Sim, as longas abas das paredes protegem o jardim do sol, fornecendo mais conforto às plantas, devido ao clima seco do local.

A cor das paredes também foi  pensada para combinar com a terra de tom enferrujado. Nas paredes há, ainda, grandes aberturas que, além de acrescentarem estilo à casa, fornecem boas vistas para quem está de fora do jardim protegido. O jardim também possui um formato especial, encontra-se organizado como uma série de faixas horizontais emolduradas por caminhos e plantas, definidas a partir de uma piscina central situada no eixo norte principal.

No interior da casa, altas paredes de betão dão aos quartos e corredores uma aparência de caverna que contrasta com o exterior ensolarado. Um longo corredor em forma de arco liga três quartos com acesso direto a pátios privados, à sala de jantar, à sala de estar e demais cómodos.

Villa AlémVilla Além Villa Além Villa Além Villa Além Villa Além Villa Além