Em março deste ano, a Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um robô-veículo, o Renault EZ-GO. A ideia visionária por detrás do projecto da empresa, é promover novas formas de locomoção nas cidades como solução para os terríveis congestionamentos.
O Renault EZ-GO é um veículo que funciona como serviço de transporte e é o primeiro concept de robô-veículo elétrico do mundo. O automóvel pode ser utilizado apenas por uma pessoa ou pode ser partilhado por um pequeno grupo que pretenda deslocar-se na mesma direcção. Os utilizadores podem dar as coordenadas do sítio para onde querem ir de duas formas: através de “estações” pré identificadas ou por geolocalização, comandada por uma aplicação. Pareceu-nos um novo uber/táxi futurista.
O EZ-GO, associa a flexibilidade e o conforto de um veículo individual com a eficácia e a segurança dos transportes coletivos, permitindo aos passageiros não se preocuparem com a estrada. O design emblemático, com um toque futurista, harmoniza-se perfeitamente com o ambiente urbano e possibilita uma visão de 360 graus da cidade. O único senão para quem gosta de carregar no acelerador é que o robô alcança uma velocidade máxima de 50Km/h. Segundo a empresa, trata-se de uma medida de segurança para os passageiro.
Para a Renault, a implementação deste tipo de serviço que une recursos tecnológicos a infra estruturas urbanas, terá um papel fundamental para o sucesso das soluções de mobilidade nas cidades inteligentes do futuro. Pareceu-nos bem. Não acham?