#MannequinChallenge | O que é? Como surgiu? E os melhores vídeos.

mannequin-challenge

Quem não se lembra do Ice Bucket Challenge ou do Harlem Shake? Nos últimos anos, a internet tem-nos dado várias pérolas. A última delas já está por todo lado e chama-se #Mannequin Challenge.

O que é?

O desafio consiste basicamente em fazer um vídeo com um grupo de pessoas em diferentes poses em modo “congelado”, tal como um manequim daqueles que vemos nas montras das lojas. Para que se consiga o efeito desejado, o ideal é que não haja ninguém a tremer, a bocejar, ou a piscar os olhos – coisa que nem sempre é fácil. Se a coisa correr bem, o resultado vai assemelhar-se àquelas cenas dos filmes de ficção científica, tipo Matrix, quando é disparada uma bala e tudo à volta pára por completo, enquanto a bala avança em super slow motion. Estão a ver a coisa, certo? Já foram milhares os que aceitaram este desafio, desde comuns mortais a figuras públicas, como por exemplo, Hillary Clinton. Mas, afinal, donde veio esta mania?

Como surgiu?

Tudo começou no dia 12 de outubro de 2016, numa escola secundária, em Jacksonville, na Flórida. Uma estudante, chamada Emili, regressou à sala de aula e decidiu ficar estática em frente aos colegas, de forma totalmente espontânea. Ao ver isto, um dos colegas de Emili disse “Hey, pareces uma manequim!”. Depois, foi num instante que toda a turma se juntou, cada um fez a sua pose e Emili partilhou o vídeo na sua conta do Twitter, com a hashtag #MannequinChallenge. O resto da história já nós sabemos. A propósito do poder das hashtags, recordem o artigo que fizemos sobre o assunto aqui.

Banda sonora

Embora não haja uma explicação lógica para isto, o tema “Black Beatles” do duo de hip-hop americano Rae Sremmurd tornou-se na música oficial de todos os vídeos do #MannequinChallenge. Curiosamente, no primeiro vídeo do desafio, a música era outra. O certo é que o tema, lançado em setembro deste ano, e até agora perfeitamente desconhecido, já é o mais ouvido nos EUA, o que se reflectiu num boom de vendas. Fica no ouvido, não fica?

Vejam a letra da música e videoclip abaixo:

“That girl is a real crowd pleaser
Small world, all her friends know of me
Young bull living like an old geezer
Quick release the cash, watch it fall slowly
Frat girls still tryna get even
Haters mad for whatever reason
Smoke in the air, binge drinking
They lose it when the DJ drops the needle.”

Abaixo, fiquem com alguns dos melhores vídeos deste challenge até agora, bem como o vídeo original:

https://twitter.com/thvtmelanin_/status/791414169329369088