A&D | REFÚGIO DE FIM-DE-SEMANA: TREE IN A HOUSE

Bons Rapazes Tree in a House 1

Não, não nos enganámos no título. Este escape perfeito da vida da cidade chama-se mesmo ‘árvore numa casa’ e é feito inteiramente de vidro. Foi construído no coração da floresta e é um refúgio fora da norma que circunda completamente uma árvore de 40 pés.

Fica nas florestas montanhosas de Almaty, no Cazaquistão, e mistura o design industrial do homem com a natureza. A casa de quatro andares é feita a partir de quatro postes de metal, que suportam cada andar com uma escada em espiral, e é envolta em paredes de vidros duplos. No coração do edifício, que foi construído para um empresário de 38 anos no ano passado e custou a módica quantia de €330.000, está uma árvore de abeto colossal.

O arquitecto Aibek Almasov, que passou cinco meses a construí-la, disse: ‘O projecto tem como objectivo oferecer uma alternativa à movimentada e sufocante vida na cidade e as suas estruturas urbanas fundindo uma casa de protecção num ambiente natural, sem criar uma separação visual (…) O cliente queria construir uma casa para duas pessoas e torná-la um lugar para relaxar com os amigos, meditar sobre ideias e filosofar.’

Aibek, 22 anos, trabalha para a A.Masow Design Studio com outros quatro designers e, desde então, têm recebido vários outros pedidos de compradores que querem uma casa semelhante. E considerando que o preço médio de propriedade na área custa mais de €860.000, estes retiros idílicos são uma pechincha que não podemos desprezar.

Bons Rapazes Tree in a House 2

Bons Rapazes Tree in a House 3

Bons Rapazes Tree in a House 4

Bons Rapazes Tree in a House 5