Está a participar num concurso internacional de arquitectura e é a proposta do estúdio Checo, Atelier 8000, para novo hostel das montanhas mais altas da Eslováquia, High Tatras.
Esta estrutura futurista e sustentável é feita de alumínio, vidro e painéis solares. O edifício contemporâneo não-convencional assemelha-se a um cubo de rubik que parece ter sido atirado para a neve.
O interior é composto por três pisos principais, além de uma cave e sótão, com acabamentos em madeira e paredes inclinadas, resultado de um design que afunda parte deste refúgio. Há uma garagem para carros de neve, armazenamento de ski, casas-de-banho na cave e andares superiores que incluem um pequeno restaurante, deque e áreas para dormir e meditar.
O projecto está ainda pensado para incluir tecnologia sustentável, presente na grande variedade de painéis solares do telhado e fachada. Além disso, há ainda lugar para o tratamento de esgoto, recolha de água da chuva, recuperação de calor, painéis solares e um gerador que funciona com “bio combustível.“
Daqueles projectos que queremos ver a sair do papel!