Ferrari V12: A incrível história da lancha que mudou o rumo de um motor de corrida

Ferrari V12

Estávamos a verificar o nosso feed do instagram, o habitual, e deparámo-nos com uma imagem, diríamos, impactante. Uma lancha Ferrari inspirada nos antigos carros de corrida da Scuderia, um dos barcos mais bonitos que já vimos. Foi então que chegámos à conclusão de que era obrigatório compartilharmos isto convosco.

Lancha talvez não seja o termo correcto para esta máquina, trata-se, na verdade, de um hidroplano. Este tipo de barco literalmente plana sobre a água, fazendo contacto com a superfície apenas através dos lemes e da hélice, o que o torna muito mais veloz que as lanchas comuns. Tão velozes, que estes brinquedos disputavam corridas nos anos 60… bons tempos.

Em 1957, o italiano Guido Manzino procurou o estaleiro San Marco em Milão desafiando-os a construírem um hidroplano com o motor de um legítimo carro de corrida Ferrari V12 de 4,5 litros. Resultado, o hidroplano mais porreiro da Itália.

O San Marco foi visionário ao utilizar na carroceria do barco fibra de vidro sobre o casco de madeira. Na altura, a fibra de vidro era o último material no qual se pensaria para utilizar na construção de um veículo. Esta façanha deu ao estaleiro o título de pioneiro nesta técnica de aplicação de fibra de vidro em embarcações.

A parte que mais tem piada é que o motor desta máquina também tem uma grande história. O carro que cedeu o seu motor ao San Marco V12 foi um Ferrari 375MM, que participou do WSC de 1995 e fez a sua estreia nas 24 horas de Le Mans daquele ano. A corrida que mudou o rumo do motor que corria em terra foi a Carrera Panamericana de 1963. Aí, o veículo sofreu uma colisão a 280Km/h, que destruiu a carroceria, mas deixou intacto o motor.

Transplantado para o hidroplano, o motor ficava bem na nova “carroceria” mas não utilizava plenamente a sua força. Manzino costumava deixar o hidroplano no Lago de Como, em Milão, mas usava-o pouco, nunca por mais de 15 minutos, participando apenas numa corrida. Sabemos como é ter extremo cuidado com um brinquedo de colecionador… Entretanto, em 1969, Manzino vendeu-o a um rapaz chamado Dody Jost, que o restaurou por completo. Há alguns anos, o San Marco V12 foi levado para a inspeção oficial da Ferrari Classiche, que autenticou a máquina.

O que mais impressiona no V12 é a sua estética intemporal. As suas formas, lhe dão um charme tão especial que poderia ser facilmente confundido com um hidroplano moderno. Uma máquina incrível e irretocável.

Ferrari V12 Ferrari V12 Ferrari V12