Problemas com o carro na estrada: rebocar ou reparar na hora?

🕒 Tempo de Leitura | 2 min

Facto: todos queremos soluções rápidas. No que toca a deslocações, então, a urgência é sempre muita. Tanta que, por vezes, como bem diz o povo, a pressa de resolver torna-se inimiga da perfeita resolução. Quando o carro decide portar-se mal em plena auto-estrada, chamar o reboque é, sem dúvida, tentador. E passa-nos a todos pela cabeça no calor do momento. Vai soar a cliché, mas tem de ser: tirem o pé do acelerador (literal e metaforicamente), respirem fundo e contem até 10. E, já que estamos no capítulo dos números, peguem no telemóvel e chamem o 808 200 300.

Este é o número nacional de assistência na estrada. Se resolve todos os problemas que acontecem na estrada? Não. Mas uma coisa é certa: ajuda-nos a identificar a sua raiz. Rapazes, o nosso carro é, de certa forma, idêntico ao nosso corpo. Quando há sintomas, a primeira coisa a fazer é diagnosticar. Não se pode resolver uma coisa sem se saber que coisa estamos a resolver. Digam lá que, se possível, não preferem tratar do assunto no local e seguir viagem descansados, em vez de passarem pela chatice de ter o carro rebocado? Sobretudo nesta altura, com viagens e visitas para lá e para cá – já imaginaram o que é ficar agarrado no caminho para o almoço de Natal? A linha Estrada 24, do Automóvel Club de Portugal, está ao nosso dispor 24 horas por dia, 365 dias por ano, em todo o território nacional, com operadores especializados prontos para nos ‘bombardear’ com perguntas pertinentes, e tranquilizar com respostas eficientes.

Em que casos é que podem, e devem, marcar este número? Seja uma avaria mecânica, um simples ruído do motor, um problema com as luzes de alerta ou com a bateria, uma troca de pneus… enfim, sempre que ficarem perdidos, sem saber o que fazer, basicamente. Depois do diagnóstico por telefone, o operador vai dizer-vos se é algo reparável no local ou não. Se for, é enviada uma oficina móvel e um mecânico credenciado. Se é para pedir o reboque, que seja já mesmo em último recurso, depois de esgotadas todas as possibilidades.

O diagnóstico por telefone é gratuito e acessível a qualquer pessoa, estando apenas sujeito ao custo de uma chamada local. Quanto à oficina móvel é um serviço também gratuito para sócios ACP (excepto as peças). Duas assistências anuais são por conta da casa.

Mais info aqui.