5 erros que cometemos quando lavamos jeans… e uma solução para cada!

🕒 Tempo de Leitura | 5 min

Um dos dramas da vida: lavar roupa. Não há ninguém que não fique possesso quando tira aquela peça que tanto gosta da máquina e percebe que encolheu ou desbotou. Bem vistas as coisas, andamos a deitar roupas (e dinheiro) fora muito antes do tempo suposto – tudo porque falhamos no capítulo da manutenção. Por exemplo, umas jeans de qualidade aguentam-se uns bons anos, mas se forem devidamente cuidadas, o mais certo é que nos durem para o resto da vida. O ideal mesmo seria comprar menos, comprar melhor e cuidar mais. Este é o lema proposto pelo #CareLabelProject, um projecto desenvolvido pelos criadores dos electrodomésticos AEG, em parceria com designers de moda e fabricantes de vestuário, que tem como objectivo prolongar a vida da nossa roupa e incentivar comportamentos amigos do ambiente.

Antes ainda de irmos aos 5 erros que cometemos ao lavar as nossas jeans, vale a pena chamar já a atenção para um ponto importantíssimo. As etiquetas de cuidado que vêm na roupa que compramos servem apenas de recomendação, e muitos de nós caímos na rasteira de pensar que se tratam de verdades absolutas. Escrevam isto – às vezes, em vez de nos ajudarem, estas etiquetas só atrapalham. Por outro lado, há também quem continue a confiar cegamente nos métodos mais arcaicos que nos foram sendo passados por avós, bisavós e por aí afora. Muito provavelmente, eram dicas que faziam todo o sentido há algumas décadas, quando as tecnologias existentes também eram pouco evoluídas. Mas os tempos são outros, e temos de nos adaptar a eles, não é verdade? As roupas estão feitas para durar menos, a nossa tarefa é fazê-las durar mais. Vamos, então, destacar alguns dos erros que cometemos na altura de pôr as nossas jeans (e não só) para lavar.

1. Lavar a altas temperaturas

Como referimos acima, as etiquetas podem ser enganadoras. A maioria das pessoas pensa que a temperatura que aparece nas etiquetas se trata da temperatura recomendada para lavagem, quando, na verdade, é um indicador da temperatura máxima. O senso comum diz-nos que uma temperatura mais alta é o melhor para se lavar peças com mais sujidade. O conhecimento científico, por sua vez, diz-nos que as temperaturas baixas prolongam a vida útil das peças, e ainda nos ajudam a poupar na factura.

Solução: Lavar a 30ºC em vez de 40ºC, por exemplo, pode significar uma poupança de 60% no consumo de energia. As máquinas de lavar roupa da AEG têm programas de lavagem que permitem um desempenho equivalente a 60ºC, com uma simples lavagem a 30ºC. As fibras são protegidas e não há cá desbotamentos.

2. Lavar demasiadas vezes

Quantidade nem sempre significa qualidade. Nunca ouviram a expressão “somos poucos, mas bons”? Hoje em dia, se for preciso, usamos umas jeans uma ou duas vezes e atiramo-las logo para o cesto da roupa suja. A lavagem excessiva contribui, e muito, para o deterioramento do tecido e da própria cor do mesmo. Provavelmente, se fôssemos comparar a cor de umas jeans que já temos há um ano com a sua cor original, nem diríamos que se tratava da mesma peça. O denim é um tecido que, ao contrário de outros, disfarça muito bem a sujidade. Como tal, é preferível lavar menos vezes, mas com um programa adequado.

Solução: A tecnologia SoftWater, da série AEG 9000, recorre a um filtro inteligente que purifica a água, tornando os detergentes mais eficazes, e reduzindo a necessidade de lavar a roupa com tanta frequência.

3. Fazer lavagem à mão

Outro método que nos foi ensinado ao longo dos anos, mas que não é necessariamente aplicável a todas as situações. Supostamente, a lavagem à mão é uma forma mais suave de lavar peças delicadas. No entanto, para além de nos consumir mais tempo e água, esta prática acaba por sujeitar as fibras do tecido a um esforço maior.

Solução: Sempre que possível, é melhor recorrer-se à máquina e optar-se por um ciclo mais suave e as tais temperaturas inferiores, que falámos há pouco.

4. Fazer lavagem a seco

Mais uma artimanha das etiquetas de cuidado. Sim, é verdade que lavar a seco resulta (no imediato), mas é preciso termos em conta que este é um processo que requer a utilização de muitos produtos químicos, que acabam por ser prejudiciais para os tecidos (e ambiente) a médio / longo prazo. Aliás, à custa disso, até já há quem comece a evitar comprar roupa que tenha a recomendação de lavagem a seco. Vão por nós, não precisam de se dar a esse trabalho!

Solução: O programa a 30ºC baseia-se em tecnologias que executam movimentos mais suaves do tambor da máquina, deixando a roupa assente, em vez de a atirar constantemente de um lado para o outro.

5. Engomar sem necessidade

Voltamos a lembrar: uma recomendação não é uma imposição. Nem todas as peças cujas etiquetas dizem “engomar”, na realidade, precisam de ser engomadas. E a verdade é que o próprio acto de engomar também acaba por causar maior desgaste nos tecidos. Isto já para não falar da parte em que se gasta mais energia, tendo em conta o tempo que um ferro demora a arrefecer.

Solução: Em vez do engomar, temos sempre a hipótese de recorrer a um programa de vapor do secador, para refrescar a roupa e reduzir os vincos. E o tempo que isto poupa, hum?!