#PinheiroBombeiro: Uma árvore de Natal que ajuda os bombeiros portugueses

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

Ter uma árvore de Natal natural é uma bonita tradição que, infelizmente, tem-se vindo a perder com o passar dos anos. A start-up portuguesa Rnters quer recuperá-la, mas de forma sustentável e solidária – duas palavras que assentam muito bem numa quadra como a do Natal. O projecto lançado esta semana pela Rnters chama-se #PinheiroBombeiro e, como o próprio nome sugere, tem o objectivo de contribuir para o combate aos incêndios florestais.

Uma excelente iniciativa, de facto. As famílias portuguesas vão poder alugar um pinheiro (de verdade!), para prepararem a sua árvore de Natal, com a garantia de estarem a respeitar o ambiente, de duas formas. Primeiro, porque é uma forma de se aproveitar pinheiros que iriam obrigatoriamente ser cortados em acções de limpeza de matas. Segundo, porque, ao serem devolvidos no mesmo local onde foram recolhidos, os pinheiros serão transformados em biomassa, e parte das receitas irá ser doada à Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, para ser investida em equipamento de combate aos incêndios. «Além de querermos contribuir para melhorar as condições dos bombeiros, com esta iniciativa também pretendemos sensibilizar a população para um apoio directo a uma instituição que tanto nos protege com tão pouco», explica Guilherme Guerra, um dos fundadores da start-up.

A reserva dos pinheiros pode ser feita no site da Rnters até dia 10 de Dezembro, sendo o levantamento efectuado no Hub Criativo do Beato, em Lisboa (novos locais de recolha vão ser anunciados em breve). Quem preferir receber a sua árvore em casa pode fazer a encomenda até à próxima quarta-feira, dia 29. O aluguer tem um custo de 20€.

Mais info aqui.