Vinho Bons Rapazes, Branco e Tinto

Vinho Bons Rapazes Douro - Pedro Teixeira e Tiago Froufe

O vinho Bons Rapazes – Lavradores de Feitoria já pode estar à vossa mesa.

Já lá vai mais de um ano desde que começámos a preparar a chegada destes vinhos. Se nos tentarmos lembrar desde quando já queríamos fazê-lo, isso então, já passaram uns bons anos. Muitas conversas, algumas reuniões, mas só confiámos realmente, quando tive o prazer de conhecer pessoalmente parte da equipa Lavradores de Feitoria, numa simpática visita ao escritório da LUVIN – obrigado Tânia Sousa, Joana Pratas, Olga Martins e Paulo Ruão, apareceram no momento certo.

Cabe-me a mim, Tiago, fazer-vos chegar esta novidade. Talvez não saibam, mas a minha ligação ao norte, e particularmente ao Douro, é de sempre, tanto a nível familiar, como de amizades das boas que tenho pela zona. D’ #oPortugalincrivel, é a minha região preferida, pela paisagem, pelas óptimas estradas que temos a serpentear as montanhas, e pelo vinho excepcional que aquelas condições deixam produzir. A Região Vinhateira é das mais antigas do mundo, carregada de história e de misticismo, que nos deixa apaixonar por tudo o que representa e nos põe à mesa. Começámos por um bom sítio, não vos parece? E agora, vamos ao que interessa: o vinho.

Talvez se lembrem da viagem que fizemos ao Douro, em Setembro do ano passado. Ao longo de alguns dias, passeámos pelas várias vinhas de onde vêem as uvas que chegam agora às vossas mesas em vinho. Sentámos, reunimos, provámos, voltámos a provar e viemos para casa. Voltámos a provar, fizemos pequenas alterações e atingimos o objectivo: um Tinto Reserva clássico do Douro, encorpado e bastante aromático, e um Branco que pede um final de tarde de conversa entre amigos.

Caros rapazes e senhoras, dêem as boas-vindas ao Bons Rapazes Tinto Reserva 2014 e ao Bons Rapazes Branco 2016 – Lavradores de Feitoria.

Vinho Bons Rapazes Douro - Pedro Teixeira e Tiago Froufe

Vinho Bons Rapazes Douro - Pedro Teixeira e Tiago Froufe

Informação Técnica:

Bons Rapazes Reserva tinto 2014 . DOC Douro
• Álcool: 14,0 % • Acidez total: 4.90 g/dm3 • pH: 3,78

Cor vermelha viva profunda. No nariz é muito aromático e com grande elegância, onde predominam as notas de frutos vermelhos maduros como cereja preta e cassis. As notas de madeira presentes são delicadas. Na boca a fruta está presente desde o ataque, e as especiarias obtidas pelo seu estágio em barrica acrescentam-lhe complexidade. É muito elegante e fresco. A madeira muito bem integrada, os taninos suaves e a boa estrutura tornam o vinho equilibrado, saboroso e muito agradável.

Vinho Bons Rapazes Douro - Pedro Teixeira e Tiago Froufe Bons Rapazes branco 2016 . Vinho Regional Duriense
• Álcool: 12,5 % • Acidez total: 5,30 g/dm3 • pH: 3,20

De cor citrina limão. No nariz é limpo, muito elegante e bastante frutado. Apresenta notas de pêra e ameixas brancas maduras, que misturadas com notas vegetais lhe conferem a complexidade aromática que o torna um vinho muito rico e interessante. Na boca é frutado, fresco e saboroso. Revela-se expressivo pelas notas de pêra e ananás. A mineralidade e a acidez equilibrada atribuem-lhe complexidade e um final longo.

Vinho Bons Rapazes Douro - Pedro Teixeira e Tiago Froufe