test-drive | SUV C3 Aircross Citroën

🕒 Tempo de Leitura | 3 min

O novo SUV C3 Aircross da Citroën tem mais espaço, tecnologia e conforto do que aquilo que estamos à espera num modelo deste tamanho.

O mercado dos SUV está cada vez mais competitivo e os pequenos crossovers estão a tomar conta das cidades europeias. Não é só em Portugal que este mercado cresce a olhos vistos e compreende-se porquê, os dias que passámos ao volante do C3 Aircross deram para tudo: desde o habitual no dia-a-dia em cidade, onde temos de levar as pequenas à escola e seguir pelas ruas estreitas do centro de Lisboa até ao escritório, à passagem pela auto-estrada em direcção à Costa Nova onde participámos numa reportagem para a SIC, com paragem no Porto, para voltarmos e conhecermos as novidades do clássico Crowne Plaza Hotel Porto.

Digamos que este C3 Aircross é uma mistura de um pequeno C3 com o C4 Cactus, ou seja, é um citadino com espírito aventureiro, que se quer prestar a tudo e não passar despercebido. Começa pela posição de todos os passageiros, com bastante visibilidade para o exterior. Esta foi também uma das preocupações no design do carro e notamo-lo pelas janelas nos cantos traseiros, que lhe conferem visibilidade 360º e bastante luz interior. A selecção de cores vivas e respectivas 85 combinações que o fazem dar nas vistas, com toda esta visibilidade e luz para o interior, obriga-nos a ser vaidosos e cuidadosos com o que transportamos – e não é aquele que adormece sempre ao lado de quem vai a conduzir, se é que me estão a entender.

Não percamos o norte e vamos rumar da cidade à aventura fora dela.

O pequeno, confortável e ágil C3 Aircross vai a todas, tanto nos motores a Gasolina PureTech (82cv, 110cv e 130cv), como nos diesel BlueHDi (100cv e 120cv), e para isso, conta com a ajuda do Grip Control com 5 modos de condução: todo-o-terreno, areia, neve, controlo de tracção desligado e o standard, que o deixa responder automaticamente. Não fica por aqui, conjugado com o Grip Control, existe ainda uma opção que se chama Hill Assist Descent, que ajuda a manter o carro a uma velocidade baixa numa forte inclinação. E por falar em opções, convém referir ainda algumas das 12 ajudas à condução: vigilância do ângulo morto com alerta nos retrovisores, park assist, mudança automática de máximos para médios, reconhecimento automático das placas de velocidade, que dá a informação nos ecrãs central e elevado (ver imagem), o active safety brake, a mudança de faixa…

Fundamental saber ainda a quantidade de espaço e de configurações que existem no interior. Como começámos por dizer, o C3 Aircross tem mais espaço do que estamos à espera num modelo deste tamanho e pelas imagens percebem porquê. As diferentes configurações permitem-nos transportar objectos, como pranchas de surf, com bastante facilidade, mas a própria mala estende-se dos 410 litros aos 520 graças aos bancos deslizantes. Est-ce possible? É, e para tirar teimas, podem ver aqui em mais detalhe.

Vejam o novo C3 Aircross Citroën em mais detalhe aqui.