10 capas icónicas da Playboy, em memória de Hugh Hefner

🕒 Tempo de Leitura | 3 min

“O meu pai viveu uma vida excepcional e importante como pioneiro cultural e de media e uma voz principal por detrás de alguns dos movimentos sociais e culturais mais importantes do nosso tempo na defesa da liberdade de expressão, dos direitos civis e da liberdade sexual. Ele definiu um estilo de vida e um espírito que estão no coração da marca Playboy, uma das mais reconhecidas e duradouras da história”, foram algumas das palavras de Cooper Hefner, em comunicado oficial, após a morte do mítico Hugh Hefner, seu pai, na noite passada.

O fundador da revista erótica mais famosa do mundo faleceu, aos 91 anos, na sua mansão em Los Angeles, de causas naturais. Antes da sua morte, muitos já diziam que seria o único homem que quando morresse não iria para um sítio melhor. Quanto a questões póstumas, nenhum de nós pode dar quaisquer garantias. Para já, resta-nos recordar uma parte do que Hefner fez em vida. Neste artigo, passamos em revista (literalmente), 10 das capas mais marcantes da Playboy. E para vocês, quais são?


1. Marilyn Monroe | Dezembro, 1953

A primeiríssima: Marilyn Monroe. Uma escolha inteligente, dada a crescente popularidade da actriz naquela altura. Totalmente financiada pelos 600 dólares que saíram do bolso de Hugh Hefner, a edição de estreia vendeu mais de 51 mil cópias. Já se diz, inclusive, que Hefner deverá ser sepultado ao lado da estrela de cinema, que acabou por ser decisiva para o seu sucesso.

2. Dona Michelle | Maio, 1964

Eleita a playmate daquele ano, Dona Michelle reproduziu, a pedido de Hafner, o famoso coelhinho, que ainda hoje é símbolo da Playboy, com o próprio corpo. Uma prova de que a revista dava também espaço à criatividade.

3. Darine Stern | Outubro, 1971

Embora não tenha sido a primeira playmate, Darine Stern ficou para a história como a primeira modelo afro-americana a fazer a capa da Playboy. Um excelente contributo da revista no que toca a questões sociais de relevo.

4. Cindy Crawford | Julho, 1988

Uma das super-modelos mais icónicas de sempre, Cindy Crawford foi fotografada pelo aclamado Herb Ritts, um ano depois de ter aparecido nos créditos de abertura do filme “O Segredo do Meu Sucesso”, com Michael J. Fox. Uma capa sexy, mesmo sem revelar muito – culpa do olhar matador de Cindy.

5. Brandi Brandt e… Donald Trump | Março, 1990

Sim, isto aconteceu mesmo. Donald Trump estava na altura no auge da sua carreira como business man, longe ainda de imaginar que viria a ser Presidente dos EUA (ou, talvez, não…). Entretanto, Cooper Hefner, filho do fundador da revista, e actual CCO (Chief Creative Officer), veio dizer que sente vergonha desta capa. Na altura, Cooper ainda nem era nascido. Com isto tudo, até nos esquecemos de Brandi Brandt…

6. Kim Kardashian | Dezembro, 2007

A Kim Kardashian pré-Kanye West. Na altura, a socialite norte-americana andava nas bocas do mundo pelas piores razões: tinha sido divulgada uma sex tape sua, com o rapper Ray J. A capa serviu para promover a primeira temporada da série Keeping Up with the Kardashians, do canal E!.

7. Marge Simpson | Novembro, 2009

No mínimo, caricato. Marge Simpson tornou-se na primeira personagem de animação a mostrar as curvas na capa de uma revista masculina (conhecem mais algum caso do género?). Tudo por culpa do 20º aniversário dos Simpsons.

8. Kate Moss | Janeiro/Fevereiro, 2014

40 anos de Kate Moss e 60 anos da Playboy. Dois marcos cronológicos que valeram à super-modelo britânica a sua primeira (e única) capa nesta revista. Sim, porque, na Vogue, por exemplo, apareceu mais de 30 vezes. Uma edição especial com direito a orelhas de coelhinha pretas…

9. Pamela Anderson | Janeiro, 2016

Como é óbvio, não poderíamos deixar de fora Pamela Anderson. Afinal de contas, a famosa bombshell foi capa da Playboy por 14 vezes – um recorde absoluto. Esta foi a última delas. Pamela Anderson foi a escolhida para protagonizar a “última” edição com fotografias em nu integral da revista. Já explicamos aquelas aspas…

10. Elizabeth Elam | Março, 2017

Como viram, durou pouco tempo. Pouco mais de um ano depois de ter anunciado o fim do nu, a Playboy proclamou “Naked is Normal” nesta capa. Elizabeth Elam era “apenas” uma instagram girl. Depois disso, fica para a história como a mulher que trouxe a nudez de volta aos leitores da Playboy.