Bons Rapazes no Bons Sons | 5 coisas para fazer no festival

🕒 Tempo de Leitura | 2 min

Num festival intitulado de Bons Sons, é óbvio que a música será sempre o centro de todas as atenções. Mas, a verdade é que o recinto do festival de Cem Soldos tem muita vida para além dos concertos. A melhor parte é que nada serve como factor de distracção, mas apenas como ingrediente extra de uma festa que se quer verdadeiramente completa. Seleccionámos 5 coisas que o Bons Sons tem para oferecer aos seus festivaleiros. Mas a lista poderia ser muito maior.

1. Fotografar / ver um pôr-do-sol digno d#oPortugalincrivel

Ele persegue-nos. Ele acontece todos os dias, mas, mesmo assim, nunca nos é indiferente. E, aqui pelo Bons Sons, o pôr-do-sol invade as ruas estreitas de Cem Soldos, levando muitos a parar tudo, só para tentarem fazer a melhor foto. Caminhar até à extremidade da aldeia, onde o cimento já é mais esporádico e a planície mais acentuada, é a solução para aquela panorâmica tão desejada.

2. Beber uma fresquinha num copo todo catita

Falamos da caneca oficial do festival – precisamente intitulada de “Caneca Bons Sons”. Feita em alumínio, foi especificamente pensada para reduzir o nível de desperdício produzido durante os 4 dias do certame, substituindo, assim, os copos de plástico descartáveis. Só têm de dar 2,5 € por ela, mal chegam a Cem Soldos (é opcional, claro). Depois, é ir voltando à fonte para reabastecer, embora aconselhemos que a vão passando por água, especialmente, caso variem no conteúdo.

3. Descontrair com os “Jogos do Helder”

Não estejam à espera de algo muito tecnológico. São jogos à antiga. Estas obras de artesanato saíram das mãos do simpático Sr. Helder, que vai passando pelos vários postos de jogos a esclarecer dúvidas a quem as tiver. Mas não se deixem enganar pelo aspecto mais arcaico das estruturas. Muitos destes jogos conseguem ser um verdadeiro quebra-cabeças. Seja para as famílias ou para quem vai com um grupo de amigos, os “Jogos do Helder” são boa disposição garantida.

4. Assistir a um concerto numa igreja

Não é por acaso que a principal tagline do Bons Sons é “Vem viver a aldeia”. É que, aqui por Cem Soldos, cada recanto pode ser transformado num palco. De facto, a aldeia é vivida por completo. Durante as tardes, alguns concertos são protagonizados junto à fachada da Igreja de São Sebastião (Palco Tarde ao Sol) e outros mesmo no seu interior (Palco MPAGDP).

5. Petiscar no Quintal da Alegria

A julgar pelo nome, não há que enganar. O Quintal da Alegria é um dos vários spots onde podem sentar-se, entre concertos, para atacar um apetitoso pitéu (quem diz um diz vários). Como em qualquer outra ocasião em Portugal, uma boa festa também se faz de boa comida. Aqui, vão encontrar caracóis, moelas, chouriço assado, pica-pau, saladas ou uma ‘canjinha’.