Vamos ajudar os nossos bombeiros

🕒 Tempo de Leitura | 2 min

No final do verão passado, trouxemo-vos um texto sentido sobre a falta de reconhecimento do heroísmo dos bombeiros portugueses (“Quando for grande, quero ser Bombeiro” era o título). Hoje, ainda relativamente distantes da dita época ‘preferida’ dos incêndios florestais, estamos aqui para vos (e nos) recordar do verdadeiro significado da expressão homem prevenido vale por dois. E a melhor forma de o fazermos é em jeito de convite. Acaba de arrancar a campanha “Heróis Sem Capa“, uma iniciativa conjunta da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Alves Bandeira, que pretende chamar a atenção para a importância de apoiarmos os nossos bombeiros ao longo do ano, e não apenas numa tentativa de ‘corrigir’ o mal que já foi feito. Vamos dar uma capa a estes heróis dignos dela?

O principal objectivo da campanha “Heróis Sem Capa” passa por gerar maior envolvimento entre as associações/ corporações de bombeiros e as populações locais em todo o país, angariando o máximo de donativos para cada uma delas. A primeira fase termina a 30 de junho deste ano, altura em que será feito um balanço dos donativos e respectiva distribuição pelas associações/corporações. Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, diz – e com razão – que «os bombeiros estão sempre prontos a defender as nossas vidas, mesmo que isso signifique perderem as delas». Com esta iniciativa, estaremos simplesmente a «dar-lhes o devido valor e a ajudá-los durante todo o ano, tal como eles nos ajudam a nós». É bom lembrar que, para além de apagadores de fogos nos dias mais quentes, estes homens estão ao nosso dispor 365 dias/ano, para uma série de emergências, como operações de salvamento, por ex. Aliás, nem é preciso chegar a tanto: e quando nos esquecemos da chave dentro de casa, a quem é que recorremos? Ah, pois é!

Quanto a nós, Bons Rapazes, já declarámos o nosso apoio à causa. Querem juntar-se a nós nisto? Podem fazê-lo de duas formas: 1. comprando a mascote “Albi Bombeiro” (na imagem abaixo), um íman com o valor simbólico de 1€, que vai estar à venda nos postos de combustível Alves Bandeira e nas Corporações de Bombeiros que aderiram ao projecto; 2. fazendo um donativo directamente para a conta bancária da Liga dos Bombeiros Portugueses, com o seguinte IBAN: PT50 0036 000699100090353 92. Mais do que bons rapazes, sejamos bons cidadãos!