Dodge Challenger SRT Demon: o carro de produção mais rápido do mundo

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 20 seg

O carro que nasceu para bater recordes. Depois de muito alarido gerado em torno de si nos últimos tempos, o novo Dodge Challenger SRT Demon foi ontem revelado no Salão de Nova Iorque, num evento apresentado por Vin Diesel – quem melhor do que ele para falar de carros rápidos? Comecemos já pela parte que mais interessa: esta autêntica besta vai dos 0 aos 96 km/h em apenas 2,3 segundos e dos 0 aos 160 km/h em pouco mais de 5 segundos. O motor é um V8 6.2L, capaz de debitar 840 cavalos (coisa pouca, não é?). De acordo com a marca, é o modelo de produção mais rápido do mundo.

O Bugatti Chiron que se cuide, porque este Dodge Demon está uns bons furos acima. É tão rápido que, mesmo antes de ter sido lançado, já foi banido pela National Hot Rod Association. É claro que algumas coisas tiveram de mudar relativamente ao seu antecessor, o Challenger SRT Hellcat, sendo que o principal foi mesmo uma dieta rigorosa. Face à versão anterior, foram poupados cerca de 100 kg, graças à remoção do banco de passageiro dianteiro e dos bancos traseiros, dos 16 altifalantes, das pinças de travões em alumínio e de uma boa parte da cablagem. Quanto a recordes, eis alguns: carro de produção mais rápido a cumprir o quarto de milha (402 metros), primeiro carro de produção a fazer um front-wheel-lift (levantar as rodas da frente), registo mais alto de força produzida na aceleração (1,8 g), entre outras marcas impressionantes.

A produção do Dodge Challenger SRT Demon será limitada a apenas 3000 unidades e deverá arrancar já este verão. Até lá, temos oportunidade de o ver em acção no grande ecrã, já que é um dos protagonistas do oitavo capítulo da saga “Velocidade Furiosa”, que estreia já amanhã em Portugal.