“EXP 12 Speed 6e”: o primeiro eléctrico da Bentley

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 20 seg

Rapazes, a 87ª edição do Salão de Genebra, na Suíça, está aí. Novidades não faltam, mas para já decidimos pegar numa que é, muito provavelmente, das mais surpreendentes até ao momento. A Bentley revelou um dos seus projectos mais ultra-secret de sempre: o primeiro carro totalmente eléctrico da marca. O EXP 12 Speed 6e (sim, o nome é meio complicado) é o sucessor do protótipo híbrido EXP 10 Speed, mas em versão roadster. Para começar, está previsto que este novo concept vá de Londres a Paris (ou vice-versa) sem ter de parar a meio para recarregar baterias. São mais de 400 km de autonomia num carro que, apesar de eléctrico, não perde nem um milímetro do luxo a que a Bentley nos habituou.

Este super-desportivo de dois lugares apresenta uma grelha de radiador inspirada nos Bentley de competição que venceram as 24 Horas de Le Mans há quase 100 anos. Nessa mesma grelha, o número 6 surge em 3D, iluminando-se quando o carro está ligado. Agora, reparem bem neste painel de infotainment, com um ecrã OLED HD curvilíneo, que agrega todos os comandos relativos à navegação e entretenimento. O EXP 12 Speed 6e dispensa os espelhos retrovisores e, em vez deles, tem câmaras laterais. Por fim, referir que está prevista a existência de um “mordomo virtual”, que permite marcar um voo ou reservar uma mesa num restaurante durante a condução.

Wolfgang Durheimer, patrão da Bentley Motors, diz que «o EXP 12 Speed 6e é o protótipo que pretende mostrar que a Bentley irá definir o segmento de luxo automóvel com veículos eléctricos, garantindo a tecnologia apropriada, materiais de alta qualidade e detalhes requintados, como é expectável num Bentley».