“Brake Free”: o acessório para capacete que se ilumina quando travamos

Ora bem, vamos lá falar de coisas sérias, rapazes. Não é novidade para ninguém que uma boa parte dos acidentes rodoviários são explicados com uma simples frase: “Ah, não o vi”. Ou é o sinal de STOP que está tapado por uns ramos de árvore; ou é o peão que atravessa a passadeira numa zona escura; ou é o cruzamento sem ângulo de visão e, muitas vezes, sem espelho; ou é a bicicleta e a moto que têm pouca visibilidade. Visibilidade é a palavra-chave neste artigo. Visibilidade e segurança. Encontrámos uma óptima proposta para ajudar, pelo menos, a atenuar o problema. O Brake Free é um acessório inteligente para capacetes que acciona uma luz sempre que se regista uma perda de velocidade na condução, aumentando a visibilidade do ciclista/motociclista e alertando os restantes condutores com maior eficácia.

É daquelas ideias simples, mas o certo é que ainda ninguém se tinham lembrado dela. E temos 4 boas notícias para vos dar em relação a este acessório: 1 – Pode ser adaptado a qualquer capacete; 2 – Não requer fios; 3 – Não requer que instalemos nada na moto; 4 – Nem sequer precisa de ser conectado a uma app de smartphone, como habitualmente acontece neste tipo de coisas. O Brake Free é ‘anexado’ à parte de trás de um capacete, e recorre a sensores hi-tech para detectar alterações na velocidade, quer se trate de uma travagem com o motor, de uma desaceleração, de uma travagem de emergência ou de um simples toque no travão. Aliás, para cada tipo de travagem, há também um padrão luminoso diferente, como vão perceber pela explicação no vídeo acima. Outra boa notícia é que não serve apenas para a condução nocturna: o LED é também visível à luz do dia.

O nível de bateria do Brake Free é indicado de cada vez que é colocado no capacete, tudo através de um determinado número de flashes. Três flashes indicam que temos entre 75% a 100% de bateria, dois flashes significam 30% a 60% de bateria, e um único flash diz-nos que a autonomia já é inferior a 30%. O recarregamento é feito através de um cabo USB como qualquer outro, em apenas 2 horas. Este projecto está, neste momento, em fase de crowdfunding, sendo que já foram angariados cerca de 21,000 dólares, dos 50,000 pretendidos. Como diria o Freddie Mercury: I want to Brake Free!

Sigam/apoiem o projecto aqui e… olhos bem postos nessa estrada!

Brake Free

Brake Free