Uber Elevate está mais perto de concretizar-se

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

“Tudo parece impossível até que seja feito”, já dizia Nelson Mandela. A ideia de um carro voador não é propriamente uma novidade. Os filmes de sci-fi, por exemplo, já vêm explorando essa hipótese há uns bons anos. Pode ainda não estar para acontecer amanhã, mas esta notícia dá-nos certezas de que, pelo menos, está mais perto do que nunca. O Uber Elevate é um projecto ambicioso que foi apresentado já no ano passado por Travis Kalanick, CEO da Uber. Mas, de acordo com o Bloomerang, há novos desenvolvimentos no caso. Kalanick já está a formar a equipa da nova divisão da Uber: começou por contratar o engenheiro Mark Moore, que trabalhou para a NASA durante mais de 30 anos.

Embora a construção do carro voador ainda não esteja em curso (pelo menos, de forma pública), Mark Moore mostra-se optimista quanto ao futuro: “Não consigo pensar numa empresa com uma posição mais forte (do que a Uber) para liderar este novo ecossistema, e fazer com que o mercado VTOL (vertical takeoff and landing) urbano se torne real”. O que se pretende com o Uber Elevate é facilitar o caminho de casa para o trabalho (e vice-versa), fugindo às filas intermináveis das horas de ponta das principais metrópoles do mundo. Para isso, os carros voadores, adoptariam o mesmo sistema utilizado pelos helicópteros – a descolagem e aterragem verticais -, mas obviamente seriam mais pequenos e, sobretudo, menos ruidosos. Depois de começar recentemente a explorar o mercado dos carros autónomos, a Uber prevê também que o serviço Elevate possa vir a funcionar dessa forma.

Segundo os white papers já publicados pela empresa, os carros voadores terão capacidade para transportar várias pessoas ao mesmo tempo, fazendo percursos de 80-160 quilómetros, a uma velocidade máxima de 240 km/h. “Tal como os arranha-céus permitiram às cidades usar terreno limitado de forma mais eficiente, o transporte aéreo urbano irá usar o espaço tridimensional aéreo para aliviar o tráfego no solo.”