SRT05: a nova máquina da Fórmula E

🕒 Tempo de Leitura | 1 min e 30 seg

A Spark Racing Technology, escolhida pela FIA, em 2013, para construir o chassis de todos os veículos do circuito de Fórmula E, apresentou uma nova proposta para monolugar. Com um design futurista, mais potência e melhor eficiência na propulsão, o concept SRT05 deverá pisar o asfalto já a partir da temporada de 2018/2019, a quinta da nova competição. O projecto será essencialmente conduzido por dois factores: segurança e inovação.

A grande novidade do sucessor do SRT01 é o boost na bateria, que vai praticamente duplicar a energia dos 28kw/h para os 54kw/h, aumentando assim os intervalos entre paragens na box para carregamentos. O tempo de corrida passa a rondar os 45 minutos. Para compensar o peso extra (10%) desta bateria de 5ª geração (fornecida pela McLaren Applied Technologies) comparativamente à usada no modelo anterior, a Spark vai apostar numa aerodinâmica mais eficiente, conseguindo uma redução de quase 40kg no chassis, graças a novos materiais. Com rodas e cockpit tapados, o SRT05 garante mais segurança que a Fórmula 1 actual.

Os veículos da Fórmula 1 são, actualmente, equipados com uma combinação de motores 1600 V6 turbo com sistemas de recuperação de energia, a debitar quase 1000 cv de potência. Já as máquinas da Fórmula E apresentam motores totalmente eléctricos, que não vão além dos 272 cv. O certo é que Audi, BMW, Jaguar, Mahindra, Renault, Venturi, Citroen-D já aderiram à nova competição da FIA, e é quase certo que Honda, Mercedes e Ferrari sejam os próximos. O que significa que, mais tarde ou mais cedo, a Fórmula E vai mesmo ocupar o lugar da Fórmula 1.