A&D | Casa na Praia Grande, by Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Já sabem que temos uma panca (saudável) por arquitectura e design. É certo que nem tudo o que vem à rede é peixe, mas, por vezes, há certos achados que nos enchem as redes – isto é, as medidas. E a satisfação é ainda maior quando se trata de algo made in Portugal. Esta moradia que vos trazemos hoje é mesmo a um saltinho aqui de Lisboa. Situa-se nas famosas arribas junto à Praia Grande, em Sintra. O projecto do estúdio Ribeiro de Carvalho Arquitectos está em perfeita harmonia com a natureza envolvente, tirando o máximo partido da riqueza do Parque Natural Sintra-Cascais, nunca ferindo a paisagem, mas diluindo-se nela.

Com um terreno com mais de 4,000 m2, e uma área total de construção de 676 m2, a Casa na Praia Grande foi edificada numa posição mais recuada do lote, para que estivesse garantida toda a privacidade em relação a quem passa na estrada. Além do mais, o grande declive da encosta torna-a num local perfeito para observar o Atlântico. Como diria um dos co-arquitectos do projecto, Miguel Ribeiro de Carvalho, «é como uma fortaleza para quem a olha de fora, mas para quem está no seu interior é completamente livre, permitindo ligações permanentes ao jardim, ao exterior, a toda a envolvente». Ao todo, são três pisos: o piso “térreo”, onde se encontra a entrada principal e o enorme salão ligado ao exterior através das amplas varandas; o superior, com duas suites, três quartos e uma incrível varanda panorâmica; e, como o melhor fica para o fim, cá em baixo temos a zona lounge, com o alpendre, a piscina exterior aquecida, e o bonito pátio ajardinado (ah, e há campo de futebol para darmos uns toques!). Isto já para não falarmos da zona da garagem, que, como vão poder perceber, está bem recheada de azul.

Quanto ao interior, temos uma casa completamente sustentável: paredes duplas, vidros térmicos, sala com recuperador de calor, painéis de alto rendimento para as águas sanitárias e todo o piso radiante. No piso 0, os pavimentos são em pedra natural, com lajes de azul valverde. Nas casas de banho, as paredes são de ardósia e o azulejo branco é feito à mão. Espreitem a galeria abaixo e babem!

Direcção Criativa: Tiago Froufe
Fotografia: 
Pedro Ramos Santos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos

Ribeiro de Carvalho Arquitectos