Volkswagen ID Buzz: vem aí uma nova Pão-de-Forma

Volkswagen ID Buzz

Mais novos ou mais velhos, todos nós já sonhámos um dia ter uma pão-de-forma. Falamos dos mais aventureiros, como é óbvio. Nos dias que correm, uma Kombi é já uma relíquia. Mas, pelos vistos, estamos prestes a assistir ao seu regresso, numa versão totalmente futurista. Depois de, há cerca de um ano, ter apresentado o BUDD-e concept, no Salão de Paris, a Volkswagen revela agora o segundo modelo da linha MEB (plataforma modular eléctrica): o I.D. Buzz. Exibido no Salão de Detroit, nos EUA, o novo protótipo promete quase 600 km de autonomia e deverá começar a ser produzido em 2022.

Esta pão-de-forma do séc. XXI, com 4941 mm de comprimento e 3300 mm de distância entre eixos (dimensões semelhantes a uma Multivan), vem com dois motores eléctricos (um em cada eixo), com uma potência combinada de 374 cv. Posicionadas no piso do carro, as baterias de iões de lítio têm 111 kWh de capacidade e, de acordo com a Volkswagen, carregam 80% em apenas meia hora. Apesar de a velocidade máxima ser electronicamente limitada a 160 km/h, o I.D. Buzz vai dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos. A tracção é integral, mas tudo indica que a plataforma permitirá também a utilização de apenas um motor e tracção traseira, o que reduzirá custos, já que o pacote de baterias cai para os 83 kWh e a cavalagem para os 272.

Quanto ao interior, o I.D. Buzz tem espaço para transportar 8 pessoas, e, por ser modular, permite deslizar, girar, dobrar ou rebater os bancos, criando espaço extra para, por exemplo, carregar bicicletas. É ainda possível deslizar o apoio de braço da primeira fileira de bancos, tornando-o numa mesa de centro. O habitáculo muda quando é accionado o modo de condução autónoma. Neste caso, o volante, equipado com touch pads, recolhe e os bancos rodam 180º para a traseira. Ainda assim, o ID Pilot só deverá ser lançado lá para 2025. Para já, temos que nos contentar com as imagens. E já não é mau!

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz

Volkswagen ID Buzz