VIDEO | Acidente aparatoso afasta Carlos Sainz do Dakar

O Dakar acabou antes do tempo para Carlos Sainz. O veterano espanhol, de 54 anos, era, como sempre, um forte candidato à vitória na prova, mas um aparatoso acidente na etapa de ontem ditou o seu afastamento. A pouco mais de 5 quilómetros da meta do troço, que ligou San Salvador de Jujuy, na Argentina, e Tupiza, na Bolívia, o Peugeot 3008 DKR despistou-se e caiu numa ravina com cerca de 15 metros.

A avaliar pelas imagens, Carlos Sainz terá calculado mal a velocidade na abordagem a uma curva apertada.  Foram precisas duas horas para tirar o veículo da ravina, mas, felizmente, o piloto, que ocupava a 3ª posição na prova, não sofreu ferimentos graves. Aliás, chegou mesmo a cruzar a meta. O campeão do mundo de ralis em 1990 e 1992 é já o segundo candidato à vitória a abandonar o Dakar, depois de Nasser Al-Attiyah (Toyota), do Qatar. E aquelas duas alminhas que viram a vida a passar-lhes à frente dos olhos? Um verdadeiro milagre.

«Chegámos depressa demais a uma curva, e em travagem o carro atravessou-se tocou em alguma coisa e capotou. Ficámos num buraco com 15 metros. Perdemos muito tempo na fase inicial da especial e depois tivemos que recuperar e quando se anda depressa estas coisas podem acontecer. Estou obviamente desiludido com este abandono. Nós estávamos com um ritmo muito bom depois do início do rali», explica Sainz.