test-drive ao primeiro SUV da SEAT

Aqui está uma marca sem histórico de SUV, mas que chega bem a horas de competir no mercado português. Parece que andaram a testar durante décadas para agora chegarem em grande.

O Ateca é o primeiro SUV da SEAT e chegou a Portugal já no Verão passado. Temos estado há meses para o testar, mas só agora nos foi possível levá-lo para fora da já mais que vista e cruzada cidade de Lisboa. Para quê testar um SUV com tracção permanente às 4 rodas em ambiente urbano? Só se for para fugir ao trânsito de repente (tipo isto)…

Viajei até ao incrível Douro, que sempre me inspirou, e foi por lá, na Quinta da Canameira, que, para além de beber um belo grande reserva 2011 já na hora de descanso, pude testar o carro em caminhos que conheço desde miúdo. Foi nestes mesmos caminhos que durante anos enfiámos o velhinho UMM, motas e jipes que foram passando.

Até lá são 360 km em auto-estrada, pelo que pude comprovar a média de 9,5lt / 100KM a andar à velocidade permitida por lei (quase sempre, vá. Cof!), e a segurança e confiança que só um 4Drive consegue dar a curvar a altas velocidades – ainda que o Ateca seja mais alto que um carro normal.

Para que se posicionem desde já no tipo de  carro que estamos a falar, este modelo que foi a teste tem um motor 2.0 TDI de 150cv, tracção permanente às 4 rodas e a já conhecida e bem afamada caixa automática DSG, que acompanha todas as marcas do grupo. Para compor tudo isto, o modelo 4Drive dá-nos a possibilidade de escolher o tipo de condução que desejamos: Sport, o Normal e o Eco… Até aqui nada de novo, bem sei, mas a opção Off-Road num modelo destes foi a surpresa do fim-de-semana com um comportamento bastante interessante e fiável nas inclinações do montanhoso Vale do Côa.

O interior é espaçoso e a posição de condução boa, com o ecrã táctil grande o suficiente e em posição próxima. Os passageiros têm espaço suficiente atrás, sobrando ainda lugar para uma mala com 485 litros nas versões 4Drive, e ligeiramente maior nas outras versões. A luz no interior do habitáculo é confortável e, já que falo nisso, devo dizer-vos também que no exterior vinha munido com faróis de LED, que prestam muito bem o serviço deles e ainda câmara 360º para as manobras.

 

Agora vamos à chamada dolorosa conta… será que é? O modelo 2.0TDI 4Drive e 190CV em teste custa pouco mais de 45.000€ mas, também existem outras opções que começam nos cerca de 26.000€, com o motor 1.0TSI de 115cv.

O Ateca veio responder muito bem ao mercado dos SUV e a SEAT entra em grande nesta competição.